terça-feira, 29 de junho de 2021

526 - Em que curva do Caminho?

 526  -  Em que curva do Caminho?

Onde?... Em que curva do Caminho se perdeu, a Humanidade redimida? Redimida pelo Filho de Deus! Onde? Em que curva, se perderam tantos e tantos filhos de Deus?

Deus - para a humanidade - era aquele Javé, lá longe, que só falava com os profetas. E poucos eram os que acreditavam. E se afastavam das Leis de Deus. E se perdiam pelo caminho. 

E Deus cobrava: queria que os homens permanecessem bons, boas criaturas, felizes, usufruindo de tudo o que Ele havia criado e colocado à sua disposição.

Mas em Gênesis 6, 5  e seguintes, lemos: "Javé viu que a maldade do ser humano crescia na terra e que todo projeto do coração dele era sempre mau. Javé arrependeu-se de ter feito o ser humano sobre a terra e seu coração ficou triste. E Javé disse: 'Vou eliminar da superfície do solo, o ser humano que criei, desde o ser humano, até os animais domésticos, até os bichinhos, até as aves do céu, porque me arrependo de tê-los feito.' Noé, porém, alcançou graça diante dos olhos de Javé."

E aí, Deus mandou o dilúvio, salvando apenas a família de Noé e um casal de cada animal. Depois, precisou exterminar os habitantes de Sodoma e Gomorra - episódio que conhecemos.

Assustamos, muitas vezes, lendo e refletindo sobre os passos da humanidade, no Antigo Testamento. Mas aí, chegamos ao Novo. Novo, de verdade! Porque o Filho, que nos foi dado, veio nos trazer um Deus diferente: um Deus muito próximo de nós, sempre presente, com quem podemos falar. Um Deus misericordioso - um Pai! E aí, Ele nos ensinou a Oração do Pai Nosso. 

Um Pai que nos ensina, que nos adverte, que cobra de nós, mas que é bom e nos ajuda - Ele mesmo - a nos arrependermos das nossas faltas, a pedirmos perdão e retomarmos o caminho. Um Pai bondoso!

Então, se tudo isto nos foi ensinado pelo Salvador, por que a Humanidade está se afastando tanto de Jesus, Ele que é "o Caminho, a Verdade e a Vida"? Se queremos viver em Paz, às claras,  precisamos urgentemente, retomar o caminho! Mesmo que tenhamos distanciado tanto, daquela curva - que já nem sabemos mais onde fica - mesmo que possa parecer dolorido, não pode ser um caminho sem volta!

Vamos, meus irmãos, enquanto é tempo! Vamos retomar os caminhos do Senhor! Vejamos o Decálogo: o que é que não estamos cumprindo? Onde ficou parada a nossa alma? Em que ponto, nos deixamos levar pela mentira, pela insensatez, pelo sentimento de morte?...

Retornemos a Jesus: Ele é realmente o nosso Salvador. Ele veio para isto. Assim, mostrou-nos o caminho, sofreu por nós, morreu por nós, ressuscitou, para mostrar-nos como será a nossa 'Passagem". 

Voltemos a Jesus. Ele é o Caminho, o único caminho que nos levará de volta ao Pai! Peçamos à doce Virgem Maria que nos ajude a reencontrar Seu amado Filho Jesus. 

(Celina  -  29/06/21)

sábado, 12 de junho de 2021

525 - Invisibilidade!

 525  -  Invisibilidade!

(Hoje, ela sai! É preciso! Pois... é tão simples!) 

*******

Geralmente, no Santuário, fico lá na frente, participando de alguma forma; mas naquele dia, resolvi ficar lá atrás; no último banco - e não é a primeira vez que faço isto!

E aí, na hora da consagração, aconteceu: ao erguer a Hóstia Consagrada, eu vi uma invisibilidade  estranha naquele gesto do sacerdote: por haver atrás do altar  uma parede muito branca, em sua belíssima textura, a oferta, que se fazia no momento, tornou-se de uma invisibilidade encantadora que fiquei a contemplar e a refletir: 

Jesus está aqui do nosso lado a todo instante; Maria é a nossa companheira de todas as horas - e a gente não os vê! Como acontecia naquele momento. Misturou-se à parede, o branco muito branco do nosso Pão consagrado, o divino Pão que é o próprio Jesus que se doa a quem o quer receber e tê-lo consigo, correndo em suas veias, como o maior e melhor dos elementos de que é composta a nossa alimentação.

Há muitas coisas invisíveis a olho nu; você precisará de um microscópio possante para ver os seres infinitamente pequenos e também de um telescópio gigantesco para observar os astros distantes, espalhados pelo espaço celeste.

Mas para ver o divino conosco, você precisa apenas ter fé! É isto! Acredite! Você tem um Anjo da Guarda que lhe foi dado no momento de sua concepção. Você não o vê, mas ele está aí; sempre aí, sempre do seu lado. 

Dirão os céticos: criancice! Mas Jesus afirmou que se não nos posicionarmos como crianças frente à grandiosidade da Criação, não entraremos no reino dos céus. Não foi isto que Ele disse? E acredite, não é de forma alguma, um jeito pequeno de pensar; muito pelo contrário, é um pensar superior! 

Pois é Deus quem está sempre no comando. Se não, reflita e responda: se acha que você é dono de sua vida, sabe me dizer até quando você vai estar por aqui? Sabe me dizer qual a extensão da sua existência e de todos os que lhe são caros?... Não?... Pois é!... É isto!

(Celina  -  12/06/21)

terça-feira, 8 de junho de 2021

524 - Mel do Mundo!

 524  -  Mel do Mundo!

Esta crônica se chamaria "Invisibilidade" e já esteve pronta no meu desejo durante muitos dias! Mas... e o tempo para colocá-la aqui?  Como está lá no início de Retalhos d'Alma: "Cadê o tempo?". Cada dia mais escasso! Por incrível que pareça!

E já que não saiu a "Invisibilidade", hoje o meu desejo é esta, porque hoje se falou no Evangelho,  em "sal da terra e luz do mundo" e o nosso amigo, o Padre Antônio Maria, completou: "...e ser mel também!"

E ele continua: "O mundo está precisando de doçura. Precisando muito de ternura, de carinho, de mel! O mundo está muito amargo, tantos problemas...". E cita o caso de Santa Catarina, o ataque às crianças daquela creche - mortas a facadas, meu Deus! Que loucura! E então, na cidade de "Saudades", duas lindas professoras e três crianças maravilhosas deixaram realmente muitas saudades...

Sim, é preciso ser luz, refletindo no mundo, a Luz de Jesus; é preciso ser sal, temperando na medida certa. Porém, talvez mais que isto, é preciso ser "mel!" Mel que adoça, que acaricia, que amacia, que faz abrir o sorriso e o coração. Abrir a alma, escancará-la, ao irmão! Talvez "se lambuzar de mel"!

Pois é!... Com a política do "Fique em casa" e com a política interna de não se ter o que fazer - e ficar não só em casa, mas na frente de uma televisão o dia inteiro, a coisa está mesmo se complicando... 

Ainda bem que eu saio toda manhã. Claro, obedecendo a todos os rigores de um protocolo cruel, mas saio! Desde agosto do ano passado, vou à missa todos os dias - pois, aqui, graças a Deus, este presente não nos falta - vou ao supermercado e onde há necessidade. Não quero me emburrecer, não quero me embrutecer: preciso me cuidar! Minha saúde mental e espiritual me é muito valiosa, jamais gostaria de perdê-la ou vê-la diminuída, por burrice de terceiros. Eles não são donos da minha vida. 

E mais uma vez repito: somos de Deus! Tudo é de Deus! E se aqui estamos - já,  ou ainda! - é por vontade d'Ele, de mais ninguém!

Portanto, fiquem com Deus, porque eu estou sempre com Ele! Paz e Bem!!!

(Celina  -  08/06/21)