segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

508 - O Sonho da Lúcia!!!

 508  -  O Sonho da Lúcia!!!

Não! Não é a Lúcia de Fátima! É a Lúcia, minha irmã! Está aqui hoje comigo e contou-me um sonho tão lindo com o nosso irmão, João Bosco, que faleceu em dois mil e três. Ela mesma vai nos relatar aqui nesta crônica. Tenho certeza de que vale a pena ler, pois todos nós já temos alguém "do lado de lá!". Vamos ler, com carinho:

"Éramos irmãos, não somente de sangue, éramos irmãos de alma!  Foi uma morte prematura, foi uma dor profunda em minha alma, dias e noites chorosos, nada nem ninguém me consolava! Deus já não mais existia, para quê?... Meu irmão não mais existia, ficara o vazio. Após dois longos anos de sofrimento na alma, numa abençoada noite, eis que ele vem em sonho:

'De repente, estávamos - meu irmão Paulo e eu - à procura dele; queríamos saber se estava bem. Mas, antes de encontrá-lo, deparamos com uma ruela escura e fria, repleta de casas pequenas e mal cuidadas, pessoas por toda parte nos olhando e nos recriminando, olhares julgadores. Sentimos medo e não sabíamos o que fazer...

Foi quando apareceu o João Bosco, aquele mesmo que ansiosamente procurávamos. Veio ao nosso encontro e foi como se nunca nos tivéssemos separado, agimos naturalmente brincando e sorrindo, como sempre. Então eu disse que precisávamos sair daquele lugar, ele olhou para aquelas pessoas e nos contou que, durante um tempo, esteve ali sentindo-se só e apavorado e para fugir dos olhares incriminadores se escondera nos becos. Não sabia quanto tempo ficara ali. Um dia, um ser iluminado apareceu e o levou embora para um lugar maravilhoso, onde só reina a paz. 

Caminhamos mais um pouco e chegamos a um abismo; ali paramos e ele nos disse: Olhem para o outro lado e contemplem. Olhamos: era um gramado verdinho, de uma grama muito bem cuidada, uma luz resplandecia como se fosse a Aurora Boreal! Continuamos observando aquele inexplicável lugar e, lá estava ele, olhou para nós e se foi calmamente, adentrando naquela ofuscante luz!' 

Acordei, minha alma agora livre e feliz, estava curada! Que bênção! Fui à igreja pedir perdão Àquele que magoei, por eu ser humana e não entender as coisas do Alto. O Deus Todo-Poderoso me deu a oportunidade de rever o meu irmão.   Glória, Glória. Aleluia!!!"

Quando a Lúcia, me contou este sonho, fiquei tão feliz e propus logo a ela, contar para todos vocês que leem estas simples crônicas, coisas do cotidiano - que nem sempre são tão cotidianas assim!... Glória a Deus!!!

(Celina  -  28/12/2020)

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

507 - O Lucas

507  -  O Lucas

 "O Lucas! O meu irmão!!!" - assim diz sempre a Gabi, toda entusiasmada, como se tivesse encontrado, naquele momento, o maior tesouro do mundo!!!

Na verdade, encontrou mesmo! Não naquele momento, mas assim que se entendeu por gente! Assim  que percebeu que havia uma mãe,  havia um pai,  e um irmão  - o Lucas!

Ele é  especial mesmo! Um tesouro de criatura, que hoje - dia 18 de dezembro de 2020 - completa dez anos! Dez anos bem vividos,  na mais completa paz, numa família bem constituída, um pai que muito o ama, uma mãe extremamente dedicada e uma irmã, que quer beijá-lo a todo instante,  apesar de sua relutância, com relação a isto.

Além do pequeno bloco familiar, avós, tios, padrinhos, priminhos, professores e colegas que  o amam de verdade. Porque ele é bom! Não há maldade em suas palavras, em seus gestos, em suas ações!

Nos nossos encontros, a catequista repetia sempre: "Que menino bom, o Lucas; uma doçura de criança!".  Foram quatro, os nossos netos, nesses encontros de catequese; uma catequese rápida, bem atípica, com crianças e adolescentes de idades variadas, de seis a quinze anos; rápida, mas bem frutuosa, principalmente para o Lucas, que não guarda suas dúvidas para depois: "Vovó, mas e isto? e aquilo?..." 

O Lucas! A alegria do vovô, que responde, com paciência, suas perguntas, sobre o time de futebol de preferência de toda a família: o Flamengo! Dia de jogo, é dia de festa! Ele vem para cá, e ficamos na torcida, para satisfação do avô que, parece, influenciou a todos! E é uma farra, quando o time vence; frustração também, quando perde lances memoráveis, gols prontos, aqueles das exclamações: "este, até eu faria!"

É assim! E, na torcida para que os anos sejam bons, para que a vida seja bela, para que o fardo seja leve, a gente segue em frente, procurando fazer o melhor para filhos e netos. Nem sempre se consegue o melhor; a vida é mesmo, cheia de altos e baixos mas no saldo final, sempre há um maior contentamento.

Que Deus continue nos ajudando, orientando-nos os passos, para que a gente possa tropeçar menos, fazendo o melhor possível. E o impossível, ELE completa!

Parabéns, Lucas! A Vovó o ama muito, meu filho! Feliz com sua atuação no mundo, para que ele seja melhor. Para você, eu, vovó Celina, deixo um legado de alguns textos escritos, mais de quinhentos, com certeza! - a coleção dos dez livros de Maria Valtorta, que, como dois mais dois são quatro, você irá gostar muito. E  a lembrança de nossas idas e vindas - especialmente aquelas que fazemos a pé - e palavras de carinho, que se perpetuarão pela vida  afora...

Nós amamos você, Lucas! De montão!!! E os abraços já estão acontecendo de novo: graças a Deus! Chega de conversas, através do portão da garagem, não é? Esperamos que até esse incidente horrível do coronavirus nos traga um aprendizado; porque toda experiência pode ser boa e acrescentar valores à nossa vida. Seja feliz, Lucas, meu lindo! Muito feliz!!!

(Celina  -  18/12/2020)

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

506 - Teu Santo Nome, Jesus!

 506  -  Teu Santo Nome, Jesus!

Nós O invocamos a todo momento! Invocamos nas aflições! Louvamos nos momentos de alegria! Suplicamos nas dores e indecisões! Jesus! Jesus!! Jesus!!!

É assim, o dia todo! Principalmente em dias como estes que estamos vivendo, toda a humanidade, o universo inteiro em preocupações; seres humanos apavorados, alguns já em lágrimas - outros, à espreita...

Jesus! São tantos na invocação de Teu Santo Nome... Ouve-nos, Senhor! Por que demoras a nos ouvir? Será por causa daqueles que não se lembram de invocar-Te?  Será que estás a esperar que eles se convertam? Será que eles ainda Te invocarão, um dia?...

Causa-Te tristeza, Jesus, esse afastamento de Deus, gerado por tantas falas mesquinhas, tanto ódio entre os humanos, tanta maldade de muitos, tanta ideologia contrária às obras do Criador?

Vieste para proclamar o Reino de Deus! Vieste para implantar, ou implementar, o Perdão, o Amor, a Paz! Por que muitos não querem Te ouvir? Por que são tantos que não se dignam a seguir Teus ensinamentos?

Mas nós somos muitos também, Jesus! Somos muitos e Te queremos bem, Te amamos, com toda a alma, Te adoramos com todo o entendimento, em palavras e ações! 

Ouve-nos, Senhor Jesus! Queremos o fim desta pandemia. Tu tens poder para dar um basta a esta situação! Mas, repetimos como Tu nos ensinaste: "Seja feita a vontade de Deus - e não, a nossa!"

Venceste o mal, quando caminhaste por aqui! Fizeste somente o Bem! Ensinaste tantas coisas boas... Por isto, Te suplicamos, com insistência e confiança: Misericórdia, Jesus! Tu tens poder de combater este mal que nos aflige e converter os corações endurecidos! Nós cremos nisto! Nós cremos em Ti! Piedade, Senhor!

(Celina  -  09/12/2020)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

505 - Seus Talentos, Arthur!

 505  -  Seus Talentos, Arthur!

Acostumados já com os talentos da Júlia, convivendo diariamente com sua criatividade, sua espiritualidade, seu jeitinho meigo de ser, de repente, vemos você, Arthur, que chega para iniciarmos uma nova fase em nossa vida! Porque até então, durante nove anos, a Júlia era a única criança aqui em casa.

E você aparece. Com quantos talentos também, você se apresenta à família, Arthur!  Que carisma, que capacidade de se fazer notar, que presença forte você sempre mostrou!

A sua catequista comentava comigo, encantada com sua inteligência, sua capacidade de perceber o todo, de dar um salto, visualizando o que viria depois. Isto ficou muito claro pra nós, que ministrávamos a catequese.

Por isto, quero analisar novamente com você, a gênese da Criação! Porque aquilo que você disse, na presença de seu irmão e primos, não tem sentido, Arthur! Acompanhe-me no raciocínio a seguir.

Pense na fruta que você mais gosta. Pensou? Seja onde for que você a tenha adquirido, ela veio de um vegetal, que nasceu de uma sementinha retirada de uma fruta da mesma espécie, que veio de uma planta anterior. Sempre da mesma espécie! Com os animais, acontece a mesma coisa; é assim, com todos os seres vivos! 

Não tem sentido o que colocaram na sua cabecinha. Não sei onde você viu, ouviu ou leu isso que você disse, mas posso assegurar-lhe com todas as forças da minha alma, que é um engano horrível! Só não sei por que teimam em colocar minhocas na cabeça de nossas crianças e adolescentes...

Você - como todos nós, afinal! - veio de uma sementinha do papai e da mamãe, que, por sua vez, vieram também de uma sementinha do papai e mamãe deles; e daí por diante! 

Tudo o que você tem visto, em suas andanças com seus pais, essa natureza exuberante, também pessoas fantásticas que você vai conhecendo enquanto caminha pela vida, tudo, Arthur, tudo e todos, somos criaturas de Deus!

Deus é o Criador de todas as coisas, de tudo que existe, meu filho! E todo ser vivo que existe hoje, veio de um  anterior, da mesma espécie. Alguns animais passam por metamorfoses, como as borboletas, os sapos, os besouros, mas é o ciclo normal da vida deles: foram criados assim.

O homem, não! Ele foi criado à imagem e semelhança de Deus! Não passa por transformações: sempre foi assim, Arthur. Acreditar na bondade de Deus que nos criou, ou na maldade de homens, que também foram criados por ele, mas que preferem enveredar pelo caminho dos maus?

Nós amamos você, Arthur! Continue sendo um menino bom! Aproveite a maravilhosa inteligência que Deus lhe deu para coisas boas, coisas do alto, coisas de Deus! Você é muito lindo, sabia? Obra-prima do Criador, que vai ficar durante algum tempo por aqui. Esperamos que você deixe também, por aqui, boas sementes. Sementes do Bem!

(Celina  -  07/12/2020)