domingo, 9 de agosto de 2020

466 - Batizar para Participar!

 466  -  Batizar para Participar!

Levamos nossos filhos à Igreja para receberem o Sacramento do Batismo, ainda  bem novinhos, bebezinhos, até! Mas na época de Jesus, segundo a Lei Judaica, o batismo era de adultos e por isso, ao completar trinta anos, Ele vai ao seu primo João, que batizava nas águas do Rio Jordão!

Sempre bom considerar que a Sagrada Família, em tudo obedecia à Lei. Jesus mesmo dizia a todos: "Não vim para abolir a Lei, mas para explicar o perfeito cumprimento dela!" E foi assim que, a princípio, Ele passou pela circuncisão, no oitavo dia; a apresentação no templo, no quadragésimo; a maioridade religiosa aos doze anos, como era determinado na época e o batismo após completar trinta. 

Aos poucos, à medida em que seu discipulado ia crescendo, Ele ia explicando o cumprimento da lei, mas introduzindo a misericórdia de Deus. E foi assim que ensinou a todos a se respeitarem uns aos outros, seja qual fosse sua situação social e econômica, a valorizar a presença das crianças e das mulheres, a continuarem a prática de um dia de descanso, mas nunca se isentando de fazer o bem, desde que necessário.

Jesus esperava passar pelo batismo para começar a sua missão de apresentar a todos o reino de Deus. Os homens que estavam lá no momento, presenciaram a cena e, vendo que João O apresentava como o "Cordeiro de Deus" alguns já começaram a segui-Lo, timidamente; aos poucos, o número dos que gostavam de ouvi-Lo falar foi aumentando e nos três anos de sua missão evangelizadora, fez muitos amigos, dispostos a darem continuidade ao que Ele ensinava.

O Batismo de Jesus é o sexto mistério do Rosário - ou o primeiro dos mistérios luminosos, introduzidos por aquele que hoje é  o nosso querido São João Paulo II.

Nossos filhos também, sendo batizados devem procurar participar da comunidade paroquial a que pertencem. Que pena que nem todos são praticantes assíduos, mas apenas esporadicamente, pois esta deve ser a nossa missão, enquanto pessoas cristãs, seguidoras dos ensinamentos que nos são passados. Cantemos com o Padre:

" E no primeiro mistério,

Vimos no Rio Jordão,

Jesus sendo batizado

Pelo seu primo João!"

(Celina  -  09/08/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário