quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

422 - Procurar...


422  -  Procurar...

É ótimo procurar coisas! Após gavetas e armários, a gente vai até os maleiros. E lá encontramos malas... E dentro das malas, caixas, e pacotes e velhas bolsas... E dentro de tudo isto, coisas e mais coisas!... Assusta-se às vezes: "Isto ainda existe?!"...  E papeis... envelopes... recadinhos...  CDs, fitas cassete... papeis de balas e bombons... fotos... e tudo o mais!... Fones de ouvido, máquinas fotográficas... (Lembra delas?) E suspira: "Era assim que a gente registrava os bons momentos"... E livros diversos... e orações...

Nem sempre, a gente acha o que procura... Mas acha uma porção de coisas!...  E relembra! E sorri! Às vezes, chora! Um choro antigo que transbordou - e comoveu!... E muitas vezes, não encontrou espaço... Mas agora, extravasa!  E pode extravasar à vontade!

Se você nunca precisou procurar algo de que muito necessitava, que pena! É claro que chateia,  dá preguiça e incomoda... Ás vezes, irrita! Mas, a gente encontra tanta coisa... 

E é bom! Passa um filme na nossa cabeça, um longa-metragem de recordações... E vai passando... e vai curando... antigas feridas... mágoas sentidas... dor que doía - mas que não dói mais... Abraços... sorrisos... Vida que passa!

Vida que se deixa tocar. E acariciar! E relembrar... E reviver! Eu amo viver!  Em qualquer época, em qualquer situação, de qualquer forma... é bom viver!

Mas, preciso acrescentar: devemos procurar também, o sentido da nossa vida!... Sabemos defini-lo? Hoje - quarta-feira de cinzas - é um bom dia para pensarmos nisto! Ainda mais agora em que se fala tanto em cremação: o corpo de qualquer um pode virar, em pouquíssimo  tempo, um punhado de cinzas... Pois é! Como afirma a Bíblia Sagrada, "somos pó e ao pó voltaremos". Só a alma subirá para o Pai. E depois, na ressurreição, ganhará um corpo glorioso. Você é capaz de entender isto?
(Celina - 26/02/2020) 

sábado, 22 de fevereiro de 2020

421 - Mais que uma Boa Ideia!!!

421  -  Mais que uma Boa Ideia!!!

Mais! Bem mais!... Meu pai gostava sempre de dizer: "É uma boa ideia!" (Aliás, para aquela alma boa, tudo era uma boa ideia...) Mas hoje, é mais que isto: já são, não mais "cinquenta e um", ou sessenta e um - mas setenta e um anos! Como o tempo passa! E o que eu acho fantástico, é que a gente não sente muito isto, não! Vai-se vivendo, levando a vida, mais ou menos da mesma forma, e não se sente o tempo passar - a não ser quando a gente chega à frente do espelho e se repara bem! Mas bem mesmo! Não assim como eu faço, passando rápido um pente nos cabelos e saindo correndo! Mas, olhando, de verdade! Aí é que a gente percebe mesmo que o tempo está passando...

Porém, por mais que isto vá se tornando bem nítido na face, sentei-me aqui hoje, digitando eufórica, para agradecer! Agradecer carinhosamente a Deus pelos setenta e um anos passados, comemorados hoje, com tanta alegria e força de vontade, "a pão e água" - um jejum sugerido pela MATER FÁTIMA, nas intenções de grandiosos pilares: Pela Paz no Mundo, Pelas Famílias, pela Vida, Pelos Sacerdotes e também pedindo Santas Vocações Sacerdotais e Religiosas. Isto é, oferecendo a Deus, um jejum de qualidade por estas intenções, consagrando-nos ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria, com Hora Santa, Adoração e Santo Rosário. (Mater Fátima para o Mundo - Padre Héctor Ramirez - 20 febrero 2020).

Feliz por poder estar atenta às questões espirituais, priorizando estas, às materiais, quais sejam, festas em grande estilo, cheias de muitas coisas, mas vazias, com relação àquilo que considero universalmente mais importante: gratidão a Deus, cumprimentos afetivos, abraços dos amigos, o carinho dos familiares, o estar presente, caminhando juntos, olhando na mesma direção. E, mesmo sem fazer festas, com pompas materiais, receber tantas mensagens de sinceras amizades, desejos ardentes de felicidades, votos de vida longa e feliz.

Obrigada, Senhor, pelo discernimento e conhecimento das verdades eternas, obrigada pelo crescimento na fé, obrigada pelo dom da saúde física e mental, obrigada pelos familiares e amigos, obrigada por tanta coisa boa na minha vida. Obrigada, muito obrigada, por mais um ano vencido!!!
(Celina  -  20/02/2020)

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

420 - O Primeiro Livro

420  -  O Primeiro Livro

Há sempre a primeira vez, em tudo que nos acontece. Minha irmã Aparecida está muito feliz hoje, porque conseguiu publicar seu primeiro livro: A Presença de Deus! Realmente, em várias situações de sua vida, vê-se perfeitamente a presença do Todo-Poderoso, com bênçãos e livramentos grandiosos, os quais ela relata com gratidão, no referido livro.

Gratidão é o que está presente na linguagem de todos nós, pelo dom da vida, pela saúde, pela paz que reina nas famílias, pelos estudos e trabalhos de cada um, pelas casas construídas, pelos lares constituídos, pelos abraços recebidos e também pelos distribuídos, tantas graças, tantas bênçãos,  tanto carinho de Deus para conosco!

Seu livro será lançado no dia sete próximo, aproveitando o Dia internacional da Mulher. A ideia de uma celebração anual surgiu depois que o Partido Socialista da América organizou um Dia da Mulher, em 20 de fevereiro de 1909, em Nova York - uma jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino. Fala-se também naquele incêndio em uma fábrica de Nova York, quando cerca de 130 mulheres operárias morreram carbonizadas. Aos poucos, foram acertando essa data. Hoje, o Dia Internacional da Mulher é comemorado em todo o mundo, no dia 8 de março.

Foi pensando nisto que a Historiadora e Comendadora Fabiana Frederighi Fonseca, idealizou um Projeto Literário, onde sete mulheres deveriam publicar seu primeiro livro, sua primeira obra literária. E assim, a minha irmã, que já estava com seu livro pronto, pôde aproveitar a data. Serão sete mulheres que no dia sete de março, em Sete Lagoas, às sete horas da noite, terão sua obra lançada, após um trabalho intenso de encontros e planejamentos. 

Celebremos juntos esse momento, agradecendo a Deus, mais esta dádiva, mais este carinho, mais esta presença no meio de nós!
(Celina - 19/02/2020) 


sábado, 8 de fevereiro de 2020

419 - Coração Vazio...

419  -  Coração Vazio...

A crônica anterior me levou a falar de algo que há muito desejava: "Não existe coração vazio!" Considerando o enfoque dado a este órgão - o coração humano - quero hoje falar sobre esta afirmativa, título desta crônica.

Quero pensar agora na espiritualidade de cada ser.  E neste enfoque, declarar o que tenho concluído: não existe "Coração vazio" - podemos afirmar com convicção: ou ele está cheio de Deus, dentro de uma religiosidade que cresce à medida que é estimulada e orientada, a partir da Palavra e de uma prática saudável de orações, ou ele é habitado pelo "outro" -  o inimigo de Deus.

Normalmente, todas as crianças aceitam bem a ideia de um Papai do Céu, quando ensinamos a elas as primeiras orações: ao se deitar, ou na hora das refeições, ou ainda, ao sair de casa pra escola, ou brincar com algum amiguinho... Quando a mamãe, vovó ou alguém da família tem o hábito de rezar com as crianças, elas vão se apoderando desta noção de um Ser Superior que está conosco, que nos protege, que nos abençoa e se sente feliz por isto.

Depois, na escola, e mais precisamente, na catequese, este trabalho vai se intensificando, levando a criança a crer neste Pai Criador e no Seu Filho Jesus, dirigindo-se a Eles em suas orações, aprendidas ou espontâneas, acreditando no seu poder de proteção e acompanhamento nos estudos, nas situações de toda sorte e, por extensão, invocando ao seu Anjo da Guarda, a Maria, Mãe de Jesus, e aos Santos conhecidos.

Mas a minha grande preocupação hoje é esta: ao mesmo tempo em que pessoas trabalham com afinco esta questão, introduzindo um aprendizado tão importante, gota a gota na alma infantil de uma criança, esta pode estar convivendo com alguém que, não acreditando em Deus, rapidamente, pode fazer com que ela deixe também de acreditar, especialmente se for uma pessoa de quem ela gosta muito e em quem confia cegamente.

E eu afirmo, com todas as letras: se você quiser tirar Deus da vida de uma criança, vai colocar em seu coraçãozinho infantil, uma lacuna tão grande que com pouco tempo, seu coraçãozinho estará preenchido pelo anticristo, o inimigo de Deus, aquele que vai levá-la para bem distante de seu Criador, causando-lhe um mal enorme, pois foi Cristo mesmo quem disse: "Quem não está comigo, está contra mim!". 

Por isto, meu filho, se uma criança mostra a você que é capaz de testemunhar Jesus, e se você não concorda bem com o que ela diz, na sua inocência, por favor, não diga coisa alguma; não tente contrariar o que ela tem em mente. É um crime tirar do seu coraçãozinho inocente, este Jesus a quem ela ama, pois, tirar o Cristo significa colocar o anticristo, o que é muito perigoso. E você não quer isto para o seu filho, não é mesmo?
(Celina - 08/02/2020)

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

418 - Nosso Coração

418  -  Nosso Coração

Muitas vezes, ouvimos falar de "morte cerebral". Mas, se ouvirmos falar de "morte cardíaca", se o coração parou - é o fim! Por isto, hoje, estou pensando nestes dois órgãos: o cérebro e o coração.. 

Achei interessante registrar aqui, a princípio, algumas "falas", às quais tenho tido conhecimento. Duas de uma música, que recebo com frequência:

* "o coração de quem se entrega à oração tem mil histórias pra contar";
* "o coração de quem conversa com o céu tem tanta coisa pra dizer".

E aí me aparece uma música que fala de "lágrimas do coração". E assim, tantas outras ações atribuídas, não ao cérebro, mas ao coração!

Sim, é o coração - e por que não? - quem a tudo comanda. Pois não é ele que tem a força de enviar o sangue, com o alimento necessário, para todas as células do corpo, das mais próximas às mais distantes?... E se ele deixar de funcionar, meu filho, adeus!  É o fim!

Em várias passagens da vida de Jesus, O ouvimos falar sobre o coração humano. Em Mateus,  por exemplo, lemos: "Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento." E ainda: " Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração".  Em Marcos, vemos "... e não duvidar em seu coração..."

Também no Antigo Testamento, em vários Salmos, vemos considerações sobre o coração: "Conceda-te conforme o teu coração e cumpra todo o teu desígnio". E mais: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto"; ..."e o buscam de todo o coração..." E ainda: "Louvar-te-ei com retidão de coração..."  Em Provérbios: "... escreve-as na tábua do teu coração"; "O coração alegre serve de bom remédio..." E mais: "... e o teu coração guarde os meus mandamentos..."

Por isto, louvo a Deus, pela nossa devoção tão antiga, e sempre nova, ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria. 

É realmente do coração que sai muita coisa boa, e também muita coisa ruim. Quando eu era pequena, ouvia sempre alguém dizer assim: "Fulano tem o sangue ruim" ou "Fulano tem o sangue bom". E quem bombeia esse líquido precioso, não é ele, o coração? Pois é! Então é ele também quem alimenta os nossos neurônios, não é mesmo? Então!

 Continuo achando que é ele, o principal órgão do nosso corpo. Por isto, peço a Deus que eu possa ter sempre um bom coração!
(Celina  -  02/02/2020)