quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

406 - Sabedoria

406  -  Sabedoria

Mais que o ouro ou a prata, é preciso pedir a Deus, sabedoria! Meu esposo sempre aponta, com pesar, pessoas que receberam grande herança e, por não possuir a sabedoria necessária para gerenciar esses bens, acabam perdendo tudo e ficando, como diz ele, "na lona!".

É muito triste tal situação, porque a pessoa está acostumada no luxo e, de repente, se vê enfrentando grande dificuldade, sem saber como agir, muitas vezes, desesperando-se e  colocando toda a família em situação bem delicada.

Devemos pedir a Deus, que caminhe conosco, orientando o nosso pensar e o nosso fazer. É preciso muita sabedoria para saber agir. Como tudo na vida, isto também é um aprendizado que passa, não só  pelos bancos de escola, mas também, e em primeiro lugar, pela família. É preciso mostrar a nossos filhos, o real valor do estudo, do trabalho, da economia, do gerenciamento daquilo que conquistamos e que nunca deve ser gasto em sua totalidade. Mostrar que a fonte pode secar, se não for bem cuidada. Mostrar a eles que o trabalho é necessário para que o ganho seja constante, cujo valor é grande para a nossa subsistência e que nunca se deve gastar tudo que se ganha e, muito menos, de forma alguma, gastar mais do que recebe. É preciso uma economia para as eventualidades. Sem tal clareza, não há como viver sem passar aperto.

É difícil isto? Nem tanto! É aprender a viver com o que se ganha, não se comparando com outras pessoas, querendo fazer o mesmo que outros fazem. Devemos nos contentar com aquilo que temos, com aquilo que somos.  Sempre seguindo a máxima, bem antiga:"Colocar o chapéu, onde se pode apanhar.!" Por que se comparar com os outros se cada um tem um jeito de ser, uma família, ou não, uma casa ou não, um nome a zelar?...

Devemos ser humildes, reconhecendo-nos pequenos e eternos aprendizes, mas lembrando-nos de que cada um de nós é um ser diferente, individual, na sua essência e no seu agir. E pedir a Deus, o grande arquiteto do Universo, que nos oriente e nos dê a sabedoria necessária para agirmos da melhor forma possível.
(Sete Lagoas, 07/12/2019)


Nenhum comentário:

Postar um comentário