quinta-feira, 17 de outubro de 2019

404 - Celebrando as Bodas!


404  - Celebrando as Bodas!

Viver é bom. Celebrar a Vida é ótimo! Festejar o aniversário de Nascimento, de Batismo,  de primeira Eucaristia, não é, crianças? Vocês se lembram? Dois anos exatamente hoje! Letícia, Lucas, Sávio e Arthur!  

Porém, celebrar aniversário de casamento?... Isto é fantástico! Porque é uma escolha! Escolhemos viver com aquela pessoa, entre tantas possibilidades! É diferente! É uma grande decisão! É o desejo de formar uma Família!

Amigos, se não correspondem ao que deles esperamos, com facilidade, os descartamos. Mas entre cônjuges, não deve ser assim. Não pode ser assim, porque envolve uma série de questões! Envolve a escolha por um amor maior, uma dedicação sem limites, uma renúncia constante, uma felicidade grande, em momentos inesquecíveis! Envolve um Sacramento que não deve ser desprezado.

Lembramos hoje, as palavras do Padre Ronildo: "A história de vocês, faz parte do sonho de Deus!" Lembramos naquela cerimônia, seu sorriso largo, uma alegria contagiante, seu entusiasmo ao falar dos noivos, como se os conhecesse de longa data! Os noivos, que ali, naquele momento, naquela Paróquia dos avós - Santa Ana e São Joaquim - ali, na presença de familiares e amigos, dão o seu Sim, um ao outro, trocando de mão, as alianças.

E foi pensando nas alianças, que me reportei ao ano de 1972. Era mês de maio, mês de Maria, nas festividades de Nossa Senhora. Uma imagem linda de  Nossa Senhora de Fátima, nos visitava. O povo de Teixeiras, comparecendo em massa às solenidades todas, promovidas pelos Missionários que traziam a Imagem.   Numa dessas cerimônias, ali ao lado do altar, havia um casal de namorados e outro de cônjuges. E nós dois, como um casal de noivos, ali também, naquele momento solene - lembra disto, Benzinho? Fomos convidados a representar todos os noivos da comunidade. Foi-nos entregue este pequeno papel, para que fossem pronunciadas estas palavras no momento oportuno, como os outros casais. Com carinho - e muita confiança! - guardei este papel, que recebemos há 47 anos!                                                                                                                                                                                                                                                       E, no nosso momento, eu, extremamente emocionada, mais do que li; orei assim, ao colocar das alianças: 

" Põe a aliança no meu dedo; não só a aliança, mas a palavra e o coração. E a vida - e o círculo dos anos - o círculo dos dias - o círculo das horas - e o pranto - e as alegrias. Se  a aliança se for - ficará o dedo que acusa - e no dedo, o vestígio... Tua aliança é pesada, pois é o mundo que pões no meu dedo. O amor fará leve o fardo. Não só o nosso amor - mas também o amor daquele que é o próprio amor - em cujo amor nos uniremos.  Senhor, dai-nos força para que o amor ressuscite em cada queda..."                                                                                                                      
Pois é isto, meus amigos: as quedas, as dificuldades, as pequenas desavenças, os inevitáveis desafios e tribulações sempre existiram e sempre existirão. Mas precisamos ser fortes no combate! Duas pessoas tão diferentes que, de repente, combinam juntar os trapos, e viverem sob o mesmo teto, e combinam continuarem a vida, individualmente, mas respeitando, amando e promovendo o outro. E aprendendo com o outro. E reconhecendo os seus limites e os limites do outro. E os dons e carismas de cada um! É muito gratificante! É romântico tudo isto! E divino,  acima de tudo! É, principalmente, Deus agindo na vida do casal! 

E quando vêm os filhos, que bênção que é! E nós, pais, além de ganharmos mais um filho com o casamento, recebemos ainda, de bandeja, os preciosos netinhos! É muita bênção! Parabéns ao casal, pelas Bodas de Estanho! Com grande alegria, com toda certeza, comemoraremos as outras que virão!!! Porque Deus disse, em Gênesis: "É bom que o homem não esteja só!" E em Provérbios: "Feliz o homem que encontra uma boa mulher como companheira!" Sejam sempre bons, um para o outro, e a Vida continuará sorrindo para vocês. E a alegria do Senhor seja a sua força!

Que vocês possam sempre cantar assim, com os Anjos: "Eu quero amar, eu quero ser, aquilo que Deus quer! Sozinho eu não posso mais, sozinho eu não posso mais! Sozinho eu não posso mais viver!" E para encerrar, vamos cantar juntos, todos. O homem vai dizer "sozinho" e a mulher, diga: "sozinha". Vamos ver quem canta com mais amor!  Crianças, cantem conosco: "Eu quero amar..." - De novo, bem bonito, cantem todos, comigo! Vamos elevar o tom: "Eu quero amar..."

Palmas ao casal!  -  Abraços!  -   Sorrisos!...  -   Felicidades! -  Deus os abençoe!!! 
                                                                                                                                   
                                                                                                          (Celina - 12/10/19)

Um comentário: