quarta-feira, 1 de março de 2017

279 - DESPERTAR!



279 - DESPERTAR!

Despertar cedinho, escancarar as janelas da alma,
contemplar, em êxtase, o infinito e etéreo azul,
e este imenso verde, pontilhado de cores, grande bênção!
****
Conta os teus dias, e descobrirás quantos milagres já recebeste até hoje! Sim, porque despertar  cada manhã, é um milagre, uma grande bênção que nos é concedida a cada dia. Por isto, ao colocar a cabeça no travesseiro, devemos dar graças a Deus por mais um dia vivido e descansarmos em paz. Na manhã seguinte, ao despertar, com carinho dizer: "Obrigada, meu Deus, por mais esta oportunidade”!

É mais um dia que me foi concedido para eu tentar ser uma pessoa melhor. Assim, eu não posso exigir que uma criança, um adolescente ou jovem, tenha já a compreensão da vida que eu tenho, pois a mim já foi dado experienciar grandes coisas, que a eles, ainda não! O alvorecer de cada dia, portanto, é mais um milagre da vida que nos foi dada; podemos viver mais um dia...

Antes do surgimento da eletricidade, vivia-se com mais nitidez esse acréscimo. Trabalhava-se durante o dia, mas assim que começava a escurecer, não se enxergava mais e então, necessário se tornava, deixar o que se fazia para continuar, quando a luz do dia voltasse, acrescentando mais um, ao tempo vivido.

Então, no finalzinho da tarde, todos se recolhiam e se entregavam à languidez de um nada-fazer, a não ser nas noites de luar, quando algum fio de luz ainda permitia um pouco de visão.

Hoje, há pouca diferença entre dia e noite. Estudar, trabalhar, viajar, praticamente tudo pode ser  feito à noite, porque a claridade artificial assemelha-se muito à natural.

Que diferença daquele tempo quando se “morria” à noite, assim que escurecia e se “vivia” novamente com o romper da aurora. E certamente naquela época tão distante, cuidava-se melhor da natureza, acreditava-se mais  nos valores eternos, valorizava-se mais a vida, pensava-se mais na obra da criação.

Hoje já não se tem muito tempo pra pensar, e se consomem os dias na agitação, sem meditar, sem pesar as consequências das más ações, no “deixa a vida me levar”. E os dias se vão... E os anos, décadas, séculos...

E é por isto que a Igreja vem nos chamar a atenção a cada ano, para meditar sobre temas diferentes na Campanha da Fraternidade. Neste ano, a campanha mobiliza a consciência da sociedade e nosso agir cristão com o tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema: “Cultivar e guardar a criação”. Reflitamos sobre isto! A natureza realmente pede socorro  e é preciso que todos nos empenhemos na sua defesa que, afinal, é a nossa própria. Despertemo-nos todos e cuidemos com carinho deste Planeta que é a nossa casa comum.
(Quarta-feira de cinzas, 01/03/17)


Nenhum comentário:

Postar um comentário