terça-feira, 25 de agosto de 2015

151 - VIVÊNCIAS, EVIDÊNCIAS...



151 - VIVÊNCIAS, EVIDÊNCIAS...

Evidentemente, é um menino inteligente, mas tudo passa também pela estimulação. Uma criança que convive com adultos, dialogando em família, numa convivência sadia, desenvolve um bom vocabulário, tem um maior entendimento da vida, sabe tirar conclusões por si mesma e sobressai em suas atividades escolares.

Recentemente, saindo da casa do Lucas com sua irmã no colo e algumas sacolas, disse a ele: Bate o portão, Lukinha! Ele o fez, entrou no carro e, embora eu tivesse ouvido o barulho do portão, perguntei-lhe, para o experimentar: Lucas, você fechou o portão? Ele olhou pra mim, pensou e respondeu: "Confere lá, vovó, por favor!"

Conferi, mostrei a ele que estava fechado, voltei pro carro e, mais tarde, comentei com a mãe dele o fato que achei interessante. Primeiramente, a preocupação, como a de qualquer adulto, "será que fechei mesmo?" - e depois, o vocabulário: conferir pra ver se está fechado - não é muito para os seus quatro anos?...

Hoje, ele me pediu uma folha de papel, dizendo que ia  fazer um desenho pro Tio Walcely - carros, como sempre!  Elogiei o fato de ter colocado à frente dos carros, um semáforo. Ai, eu disse a ele que, se colorisse, ficaria mais bonito. E questionei se o verde ficaria no alto; ele disse que o verde era o de baixo, no semáforo de sentido vertical. Então, colorimos o verde, o amarelo e o vermelho. E ele disse: "aí, os carros pararam porque o sinal está  fechado".

Então, ele me surpreendeu quando veio com esta: "Uai, vovó, se o sinal está vermelho, por que as outras cores estão aí ainda?"


Não é que é mesmo? Como colorir o semáforo todo?... Se o vermelho está aceso, como pode o verde também estar? Vejam a capacidade de reflexão, não é admirável? Achei fantástica a sua observação. O que você acha disto? Não é interessante como as crianças tiram conclusões, em fatos como este?

Voltamos ao desenho e retocamos o vermelho - bem forte - pra dizer que só ele estava aceso... 

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