terça-feira, 29 de julho de 2014

84 - GRANDES FILÓSOFOS!

84 - GRANDES FILÓSOFOS!


Meu filho me enviou um link de um assunto que achou interessante. Verifiquei ontem, à noite, ser realmente muito bom, muito verdadeiro. Hoje, ao acordar, encontro na Canção Nova, o mesmo padre com uma palestra superinteressante: fala da virtude da prudência. 

Cita Platão que disse: "Assim como o corpo tem várias partes, a alma também tem suas faculdades. Uma delas é a inteligência, que fica na cabeça; outra é a vontade, situando-se no tórax e uma terceira,  que é o desejo, no abdome."

E continua o grande sábio: Quem tem a inteligência é a alma, não o cérebro; o cérebro é só uma parte do corpo. Quem tem a vontade é a alma; quando ficamos irados, tornamo-nos ofegantes, o tórax se altera, os batimentos cardíacos aceleram. Sentir fome, sede, desejo sexual, isto se localiza no abdome.

Uma pessoa prudente, saudável, é uma pessoa que utiliza a inteligência e não se deixa levar pela vontade, pelo desejo, e sim, pela razão, pelo intelecto. Na linguagem de Platão, uma pessoa que não usa a inteligência, não enxerga o mundo real; é  uma pessoa cega, imprudente, não consegue neutralizar a ira, e deixa-se dominar pelo abdome,  pelo desejo.  

A prudência é a mãe de todas as virtudes. Atualmente, afirma o Padre Paulo Ricardo, a educação para a prudência, está completamente fora dos trilhos: é o dito "relativismo". Estamos educando nossos filhos para viverem num mundo virtual, não  num mundo real. O Padre cita Olavo de Carvalho, um filósofo que tem uma visão crítica da sociedade. Ele diz que uma das dificuldades de se ensinar filosofia no Brasil é que não estamos vivendo num mundo real; é preciso colocar os pés no chão. Diz que nas Faculdades, os alunos estão sendo treinados para não enxergarem,  tudo é relativo, tudo é brincadeira. 
 
As  crianças estão aprendendo a conhecer o mundo e por isto, é preciso deixar os "achismos" para que possam conhecer o mundo real, trabalhando os limites.

Afirma ainda o sábio Padre, que é lamentável o nível de demência em que se encontra a nossa educação. É preciso acordar pra vida! Tornamos nossos alunos, idiotas, vivendo cada um no seu mundinho, vivendo no mundo virtual. Disse que já até falou com o Ministro da Educação sobre isto.

Existe uma inteligência na Criação.  Existe um vínculo entre o Bem e o Real. Existem leis que estão escritas no nosso corpo que são leis reais. Cita como exemplo, nosso aparelho digestivo e fala sobre a função de cada órgão. Ninguém pode mudar estas coisas. Quem criou tudo tão perfeito foi Deus. É difícil enxergar isto?! 

Quando um médico passa uma dieta, você obedece, ele está seguindo as leis dos seus órgãos, porque ele estudou a função de cada um. Ou seja, o médico está obedecendo as leis de Deus.  Você é livre para entrar ou não na piscina, mas se entrar, vai se molhar. Você é livre para ingerir ou não uma garrafa de whisky, mas se você o faz, vai ser obrigado a viver as consequências. 

A doença que está por trás da imprudência é a ficção. É preciso cravar os pés no chão do mundo real. O pai vê a vidraça quebrada; chega para o filho e pergunta: Quem quebrou a vidraça? E ele diz: Eu não sei; não vi. O pai finca os pés no chão, olhos fixos no filho, e diz, com firmeza: Quem quebrou a vidraça? O filho começa a tremer: Fui eu! E o pai conclui: Está errado. Não faça mais isto. Assim, traz o filho para o mundo real.

A prudência é a mãe de todas as virtudes. Uma das missões que a gente tem na vida é descobrir a verdade, a realidade. Deus quer que conheçamos a verdade. Jesus disse: "A verdade vos libertará." Mas Ele não disse o que é a verdade. 

Se eu quero descobrir que atitude tomar em qualquer situação, eu preciso da virtude da prudência. É uma imprudência fazer escolhas, tomar atitudes na hora da ira. Se o fizermos, certamente não será a melhor escolha e com certeza, arrependeremos depois. Sejamos prudentes! E agradeçamos a esses grandes filósofos que nos auxiliam a fazer uma análise mais verdadeira da realidade que vivenciamos.   E que Deus nos ilumine para que possamos fazer sempre o melhor que pudermos!

 .

Um comentário:

  1. O Padre Paulo Ricardo tem o hábito de postar reflexões lindíssimas. Vale a pena conferir!

    ResponderExcluir