domingo, 29 de junho de 2014

82 - JOSÉ E MOISÉS

82 - JOSÉ E MOISÉS
Gênesis é concluído com o  relato da história de José que, para salvar seu povo da fome que assolou toda a terra, soluciona o problema de sua família, levando-a para o Egito. E Êxodo começa com a história de Moisés, também hebreu, que, salvo das águas pela filha do faraó, recebe a missão de Deus para tirar seu povo do Egito, libertando-o da escravidão.

Dois nomes, dois homens,  que  sofrem os reveses da vida e enfrentam problemas enormes para levarem avante a sua missão, em diferentes situações, quase antagônicas: o primeiro, trazendo o povo para o Egito e o outro que o tira de lá, conduzindo-o à Terra Prometida. Ambos obedecendo à voz de Deus, na missão de liderar o seu povo,  povo escolhido; dois homens, salvos para salvar!

Interessante ler em Êxodo, além dos dez mandamentos nas tábuas da lei, entregues a Moisés,  as leis acerca das propriedades, as leis morais e religiosas e tantas outras considerações, no Código da Aliança, verdadeiras normas de conduta.  

Estou com a Bíblia TEB, de 1995, Edições Loyola e fiquei surpresa ao ler no capítulo vinte e três, versículo oito: " Não aceitarás propinas, pois a propina cega as pessoas lúcidas e compromete a causa dos justos."

Não é que muitos dos nossos estão precisando ler a Bíblia Sagrada, colocar a mão na consciência e praticar o que ali é estabelecido?... 

Analisemos a nossa prática, e reconsideremos essas questões: precisamos, com certeza, melhorar a  atuação no relacionamento com nossos irmãos. E os conselhos que lemos em vários livros da Bíblia Sagrada são ótimos para iluminar nossa vida, clareando muitas situações. 

Nestes quarenta capítulos do Êxodo, quantas instruções, quantos ensinamentos, quanto proveito para as pessoas de qualquer geração! Leiamos a Bíblia Sagrada! Vale a pena!

segunda-feira, 23 de junho de 2014

81 - CAMINHANDO...

81 - CAMINHANDO...

Ontem, domingo,  recomecei meus estudos bíblicos. Já o fiz algumas vezes, mas como há muito não o fazia, retomei.

Li Gênesis onde a gente visualiza perfeitamente a caminhada primitiva da humanidade. Citações várias de pessoas que deixaram marcas de alguma forma e que têm seus nomes gravados  na História. Casais com seus filhos e filhas,  escravos e escravas, seus rebanhos, suas terras... 

Nomes que  são citados, outros tantos que nunca chegaremos a conhecer. Fatos que nos fazem refletir, atos heroicos que nos assustam, ações mesquinhas que nos entristecem. 

Assim é a humanidade, nem sempre reconhecendo os valores do seu Criador. Ficamos indignados quando lemos no capítulo sexto: "... e o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra."   

E aí manda o dilúvio, salvando apenas Noé e sua família com casais de animais. Fato assustador. Depois vem Sodoma e Gomorra...

É... a humanidade nem sempre caminha de acordo com os planos de Deus... É muito triste precisar admitir que  é tão pequeno o nosso entendimento das coisas do alto...

Enfim, vamos caminhando, tentando acertar, mas sempre com a dúvida cruel: "Será que estamos no caminho certo?!






 .





domingo, 22 de junho de 2014

80 - PENTECOSTES E TORRE DE BABEL


80 - PENTECOSTES E TORRE DE BABEL

Refletir sobre Pentecostes faz um grande bem à alma: Jesus havia prometido que enviaria o Espírito Santo, mas ninguém entendia bem o que seria isto. Os Apóstolos eram pessoas humildes, muito simples, broncos mesmo, alguns deles. Como poderiam compreender um fato tão diferente de tudo aquilo que estavam acostumados a vivenciar? 

Ademais, aquele Jesus que conheciam, a quem até os ventos obedeciam, aquele que curava os doentes, que fazia os cegos enxergarem, os surdos ouvirem, os mudos falarem, os coxos andarem normalmente, aquele Jesus que fazia prodígios, de repente se deixa prender, espezinhar, maltratar, crucificar... Aquele Jesus que deixava a todos boquiabertos quando falava, que explicava tão bem as Escrituras Sagradas, que dizia: "Quem me vê, vê o Pai", se submete a tantas humilhações, até a morte de cruz...

Mas Ele havia mandado um recado; e eles foram, se reuniram e esperaram. E o Espírito Santo prometido realmente pousou sobre eles. E as portas foram abertas. E saíram pregando a Palavra, sem medo... E o mais espantoso: gente de todos os lugares, com um modo de falar diferente do deles, e cada um os ouvia  em sua própria língua! E todos entendiam perfeitamente a mensagem! Como isto é possível?

E por que tantas línguas diferentes?... Faz-me lembrar o episódio da Torre de Babel, quando todos falavam a mesma língua, e pensaram construir uma torre tão alta que chegasse aos céus. Mas quando realizavam seu projeto, orgulhosos de um feito tão grandioso, Deus resolve confundir-lhes a língua e aí ninguém se entendia mais, e não conseguiram dar continuidade ao seu plano de chegarem a Deus, como haviam idealizado... Está em Gênesis, é só conferir!

Faz-me pensar que surgiu desse episódio a tão grande variedade de línguas que temos hoje!

Pentecostes... e  Torre de Babel!...  Reflexões...

Porém, penso que os planos de Deus para um entendimento maior dos homens entre si, vai muito além de um simples modo de falar: o nosso modo de agir a aceitação do outro, o amor universal, a caridade. Ações boas, humanitárias, são coisas de fácil entendimento; fazer o bem em silêncio, sem tocar as trombetas, como diz o grande apóstolo! É este, com certeza, o desejo de Deus!
 
 ]]]]

quinta-feira, 5 de junho de 2014

79 - SONHAR

79 - SONHAR

Sonho...

Sonho com a humanidade toda aos pés do Criador, numa adoração constante, numa reverência mística, uma fé inabalável... 

Sonho com uma comunidade alegre, unida, numa felicidade plena de paz, de amor, de confiança nos planos do Criador do universo, Ele que é o idealizador de tudo que existe, o responsável pelo grande Big-Bang do cosmos, aquele que criou  o reino mineral, vegetal e animal, reinos que entregou ao Homem - criado  à sua imagem e semelhança - para que dominasse toda a obra da criação... 

Sonho com uma inteligência humana capaz de reconhecer que não é inteligente bastante para compreender todas as coisas, para entender a dinâmica do Criador de tudo. 

Sonho com pessoas menos materialistas, menos calculistas,  menos hedonistas, mais humildes, mais confiantes, mais sonhadoras...

Pessoas bondosas, pacientes, felizes por serem assim, felizes por acreditarem que, no mundo, se pode viver bem, se pode construir e praticar a paz...

E acreditar no amor! O amor maior! O amor que é a expressão do próprio Deus, a Sua presença no meio de nós!

E assim, prossigo... a sonhar... a sonhar...