quinta-feira, 26 de setembro de 2013

51 - MOMENTOS




51 - MOMENTOS

Como dizer... como avaliar... como considerar,  situações inusitadas que, de repente, se irrompem, invadem pressurosas a vida da gente, e, sem pedir licença, tomam conta do pensamento e vão se concretizando assim, devagar, tomando forma... 

Momentos... Surgidos do nada, para tirar-nos da rotina, construídos de forma abstrata por pensamentos esperançosos, desejosos de coisas novas, atrevidos, mas inesquecíveis; talvez mesmo pelo tamanho do atrevimento, inesquecíveis...

Assim foram esses momentos! Foram... Porque já se foram... Tanta preparação, tanto pensar, tanto pesar prós e contras... tanto segredo, suspense cochichado entre dentes, festa surpresa...

E tudo se foi!... 

Se foi como planejado?!... Creio que sim! Se é que algo não saiu tão bem, não tem importância - faz parte!... Nada deve ser perfeito... porque - sempre soube e declarei: perfeito, só Deus!

Foi ótimo! Momentos inesquecíveis, de verdade!!! Muito bom! Obrigada, Senhor! Lembraremos, com carinho, as horas felizes do dia vinte e um de setembro de dois mil e treze; momentos bons: sorrisos largos, abraços calorosos, cumprimentos eufóricos, surpresas, bate-papo gostoso... Sim, momentos bons!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

50 - MARAVILHAS DA NATUREZA




50 - MARAVILHAS DA NATUREZA!

Visitamos, neste final de semana, as belezas naturais da Serra do Cipó.  Há muito, sonhava com tal façanha e aí, chegou o grande dia. Foi maravilhoso!

Observar cada plantinha, cada flor, cada inseto, cada pássaro, cada pedra... 

E vimos a famosa cachoeira Véu da Noiva! Quanta imponência!... Nesta época do ano, pode não nos parecer tão grandiosa, pela pequena quantidade de água, mas, vendo-a, podemos imaginá-la com um volume colossal, despencando por aquelas alturas, num barulho ensurdecedor... E o choque de um mundo de águas cadentes, ao abraçar pedras descomunais, rolando com fúria, morro abaixo...

Na pousada, muitas coisas bonitas, feitas pelas mãos humanas, mas na serra, na mata, no terreno bruto... meu Deus! -  uma beleza singela, natural, angelical... Um cheiro de mato, uma lembrança saudosa da vida simples no campo, vida sem grandes pretensões, sem egoísmos, sem exageros inúteis, vida que prioriza o essencial ao supérfluo; vida de quem reconhece sua pequenez, diante da grandiosidade da natureza; vida humilde que contempla e respeita a onipotência divina...

Como pode o homem, pensar-se poderoso, a ponto de renegar seu próprio Criador, dizer que não acredita em Deus, que Ele não existe... achar-se dono da criação... achar-se inteligente bastante para entender os mistérios do universo?!...

Pobre homem! Se fosse mesmo tão inteligente como pensa ser... se fosse capaz de enxergar além das nuvens do plano natural, tivesse ele a visão, por menor que fosse, do sobrenatural... reconheceria que ele não tem condição de criar nada... que tudo já foi criado... que tudo o que ele faz surgir agora, acontece a partir do que já existe, do que foi criado por Deus...

Pobre homem! Incapaz de acrescentar um só instante à sua vida terrena, por mais inteligente que possa se considerar...

Renda-se, homem! Você também é criatura de Deus! Uma belíssima criatura de Deus! Um ser humano criado, segundo a Bíblia, à Sua imagem e semelhança! Renda-se! Reconheça a sua majestosa pequenez, cante louvores ao Criador! E você conhecerá a verdadeira felicidade! Amém!!!

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

49 - APRENDIZADO



49 - APRENDIZADO

Minha filha optou por colocar o Lucas, mais tarde, na escola. Agora, chegou o momento e eu lhe disse hoje para informar direitinho ao pessoal, a situação do mesmo: bem diferente da maioria das crianças do nosso tempo!  Bem diferente, de verdade! O Lucas não sabe chupar balas, pirulitos, picolés... Como diz a mãe, ele só sabe comer bananas, maçãs, uvas... 

Discutíamos isto agora, já que na próxima semana, nós o levaremos para dar início à sua vida escolar. Disse a ela que em escolas,  rola muito isto: essas coisas, essas guloseimas... e é preciso ensinar a ele. "Que estranho! Ensinar uma criança a chupar balas...!" "É preciso, pois, ou ele morde e quebra em pedaços. ou engole inteiro, o que é muito perigoso."

Há pouco tempo, seu tio Júnior lhe deu um pirulito, do mesmo que a Letícia estava chupando. De repente, o Júnior viu que ele estava mastigando o pirulito e lhe disse que era para chupar, porque "... é muito duro, quebra os dentes..." - mas quem disse que ele sabia chupar?...

Como visse que o pirulito já tinha soltado todo da haste, o Júnior, com medo de que ele se engasgasse, disse-lhe: "Cospe aqui na minha mão!" Mas ele, nem pensar!... "Cospe aqui na minha mão,  que eu te dou outro!" E ele, mais que depressa, engoliu rapidamente o que tinha  na boca e - veja só! - cuspiu na mão do tio para ganhar outro pirulito! Tem condição?!

Rimos a valer e contamos para seus pais, assim que chegaram. Claro que essas coisas viram piadas, mas agora é sério: ele precisa aprender a chupar essas guloseimas tão comuns entre os meninos da escola; ou poderão passar aperto com ele, se tentar mastigar ou  engolir, inteiros,  pirulitos e balas,  grandes e duros demais. É sério! 

 Ensinar crianças a chupar balas... Que interessante! Nunca havia pensado nisto...  E você, já vivenciou algo semelhante?


 

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

48 - FINAIS DE SEMANA



48 - FINAIS DE SEMANA

Que diferença! Comparar o final de semana que passou com este agora... Passei de cama o sábado e o domingo; nem fui à missa - como relatei em postagens anteriores. Mas neste, quanta coisa boa! Meu filho mais velho chegou na sexta à noite.E é sempre bom ver os filhos da gente! Ontem estavam todos aqui: os filhos e os netos! O dia todo! Uma farra! Uma delícia! Grande felicidade!

Rezei o dia todo, agradecendo a Deus pela família unida, pela alegria de todos, pela forma fraterna com que se relacionam. Muito bom! Cozinhei e lavei louça como nunca e até cuidei da roupa dele que veio suja, mas com que satisfação! Família - tudo de bom!!!

Fato positivo também foi minha nora ter me ligado logo cedinho dizendo que a minha netinha Letícia estava pedindo para ir à missa comigo. Como fica quietinha, com o folheto na mão, durante a celebração! Rogo a Deus que persevere! Meu maior desejo, na verdade, é que toda a minha família conheça a felicidade de caminhar com Jesus, participando da vida da comunidade paroquial, mas creio que tal realidade está meio distante de acontecer. Confiante, como Santa Mônica, rezo constantemente, pedindo a Deus esta grande graça!

Fato bom também aconteceu no sábado pela manhã, quando vi um pouco das apresentações do desfile do dia sete de setembro. Que maravilha! Lembrei-me muito de minha infância! Eu morava numa cidade pequena em que todos os alunos de todas as escolas desfilavam no Dia da Pátria. E era uma alegria tão grande... A gente tinha um uniforme de gala para essas ocasiões especiais. Trabalhava-se muito o patriotismo; talvez hoje, nem tanto...  No blog: retalhosdaalma.blogspot.com/ publiquei um poema, classificado em primeiro lugar, num concurso, na cidade de Três Marias, onde eu falava exatamente disso: o entusiasmo de professores e alunos por ocasião da Semana da Pátria, com várias festividades, culminando com o desfile garboso do dia sete de setembro.

 É preciso resgatar mesmo esses valores...

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

47 - MELHOROU?!...



47 - MELHOROU?!...

É esta a pergunta que todos os amigos fazem, quando estamos doentes. E a gente diz, na maioria das vezes, sem convicção: "Estou melhor, graças a Deus." - mas é quase sempre o desejo de estar. 

Hoje estou muito cansada! Também, o final de semana todo de cama, quando a gente acha que está melhor, quer correr contra o tempo: e toda roupa que estava suja, foi lavada na segunda e terça-feira. Com tal esforço,  o organismo, que precisava de repouso, reage logo, claro! 

Estou mais cansada hoje, que ontem, respiração ofegante, tossindo muito, tudo congestionado de novo, parece que os pulmões estão reclamando e sinto um pouco de taquicardia também...

Reli hoje o que escrevi nessas últimas postagens, até corrigi um erro de uma delas e me certifiquei de uma realidade: de uns dias para cá, só estou falando de doenças... Feio isto! Mas, afastei logo  esse meu pensamento: não! A cada vez que eu falava desses assuntos, eu lançava uma mensagem boa! Não, não está cansativo, não estou fazendo apologia à doença, mas estou valorizando a VIDA, a SAÚDE, e lembrando que precisamos estar atentos às boas coisas da vida. 

Sabe do que mais? Foi bom o que aconteceu! Parei um pouco em mim mesma, que sou criatura boa, também criada por Deus à sua imagem e semelhança! E mereço que eu me faça este carinho!

Ontem, o Júnior esteve aqui e deixou a Letícia, indo jogar futebol. Não sabia ainda do meu estado de saúde, e já que falei nessas postagens sobre os outros três, agora posso colocá-lo também aqui. E olha que ele é o médico da família! Mas não quis incomodá-lo por uma coisinha  tão simples. Filhos!... Tudo de bom!!!

Bem, vou ver alguma coisa pra gente comer. Boa tarde!!! 

terça-feira, 3 de setembro de 2013

46 - CHEGOU... TOMOU CONTA DA CASA...


46 - CHEGOU... TOMOU CONTA DA CASA...

Ai, essa tal de gripe... Fez-me lembrar hoje do trecho de uma  música que virou título! Hoje, pensei que estava bem e saí. Com bastante esforço, fui limpando a garganta, enquanto caminhava... Tanto que, participando da missa, consegui cantar todas as músicas, com voz quase normal.

Mas, ao sair da igreja, percebo a quantidade de muco que já havia se formado de novo. Gente, que é isso? Nunca vi tanto catarro!...  Como é que pode? Onde o organismo consegue matéria-prima para uma fabricação tão rápida? Inacreditável!
(Se fosse coisa boa, levaria um século!...)

Peguei, na casa dele, o meu neto Lucas, disposta a vir direto pra casa. Mas, dificilmente,  consigo dobrá-lo, quando deseja dar umas voltinhas pela orla da Lagoa do Cercadinho. E hoje aconteceu um fato interessante: Um joão-de-barro caminhava à sua frente, na calçada. E eu disse: "Mostre, joão de-barro, para o Luquinha, onde é a sua casinha!" Na mesma hora, ele alçou voo e pousou num fio. E eu vi e mostrei pra ele. "Ali, Luquinha, a casa, pertinho dele, naquele poste!" O  menino olhou. E, nesse momento, o passarinho sai do fio, voa e entra pela porta da casinha. Coincidência? ... Claro!!  Mas pros seus dois aninhos e meio, isto foi o máximo! Fui explicando pra ele, como é que o joaõ-de-barro faz sua casinha...

Depois, contornando  a lagoa, de repente, ele grita: "Ali, vovó, outra casa de joão-de-barro, no outro poste, perto da Escola Caetano!"

É...Esse menino vai longe... E esta gripe também: chegou, tomou conta da casa... e não quer ir embora! Já estou eu aqui, com as vias respiratórias congestionadas. É outra noite de insônia, com certeza! Ai, meu Deus!... Boa noite pra você!!!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

45 - SÓ JESUS!!!


 45 - SÓ JESUS!!!

Hoje amanheci bem melhor. E fui buscar Jesus na Eucaristia. Peguei o maior agasalho que eu tenho - e lá fui eu!  Sentei-me no último banco, no último lugar, cabeça baixa, escondidinha, com a cara de sexta-feira - hoje é segunda! Não queria ver ninguém, só Jesus! Muito triste de ter perdido a missa ontem, domingo, o que só acontece raríssimas vezes, quando não posso mesmo, por motivos alheios à minha vontade. 

E lá no Santuário, ali naquele lugar de oração, local de pedir, de louvar, de agradecer, me ajoelhei e agradeci. Agradeci porque estava ali; agradeci porque estava melhor, agradeci porque este estado gripal louco que me derrubou, não  o fez,  antes do dia vinte e dois de agosto, quando completei os cem dias de comunhões consecutivas - propósito que eu fizera no dia quinze de maio. Propósito que já fiz e cumpri de outras vezes, desde Curvelo, quando uma funcionária da escola onde eu trabalhava me falou disto.

Ela me disse confiante: "Celina, nada, nenhum problema resiste às cem comunhões consecutivas. Faça, e você vai ver!" Confiei nela e com muita fé, fiz o propósito. Cumpri. Fiz novamente, agradecendo. É muito bom! Você vai contando os dias - e vai se sentindo a cada vez, mais perto de Jesus, mais unidos a cada dia; pequenos reveses vão surgindo, e você vai firme, transpondo barreiras, vencendo!

É realmente fantástico! Se você quiser tentar, certamente aparecerão pequenos empecilhos, mas com firmeza, você vai até o fim. Louvado seja Deus que nos permite felicidade tão grande! 

Hoje, na igreja, eu não queria ver ninguém: só JESUS!!!

domingo, 1 de setembro de 2013

44 - FILHOS


44 - FILHOS

Filho... é tudo de bom!!! Meu filho caçula esteve aqui. Subindo as escadas diz: "Vim dar um abraço na minha mamãe!" Respondi: Um abraço de longe, nem chegue perto! E ele: "Que isso? Abraço de mãe, não adoece filho, não!" (Tinha ligado mais cedo, dizendo que viria e eu pedi a ele que não trouxesse os meninos, porque estou de cama desde sexta-feira.)

Assim é ele! Sempre carinhoso, sempre marcando presença. Traz consigo uma alegria grande, fala das escolas onde trabalha, dos alunos, dos colegas, fala dos filhos... Hoje traz também, um frasco de Neosoro, que sua esposa mandou, dizendo que ela sempre usa, por causa da sinusite, e que é muito eficiente.

Assim são os filhos, porque somos unidos por laços eternos. Fico muito triste quando mulheres falam que não querem ter filhos. Digo sempre a elas que a maternidade é o que há de mais sublime na história da humanidade. E sempre incentivo a quem tem apenas um, para que dê a seu filho, o direito de ter irmãos, que também é uma bênção, uma relação muito forte, uma das maravilhas do mundo, são nossos irmãos de sangue; eu tenho simplesmente, dez -  dez joias preciosas!

É preciso mesmo cuidar da FAMÍLIA! Família é diferente. Por mais que a gente fale de amor universal, por mais que somos convidados a amar a todos, indistintamente, por mais que queiramos seguir o ensinamento maior de "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos", a família está sempre em primeiro lugar: é uma instituição criada por Deus e é o sacramento do Matrimônio que dá início a uma nova família. 

Que Deus abençoe nossas famílias!!! 

43 - SAÚDE




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyDJVZKxkRe3Fe2ZEZRX6HZI_7Rf1WxAkI7o2x-9in0D8To0UWYb2X3SWFUTP2LGzW5Hc6Gy7XCnBYhkVG5IAFFk2ezmfhWZgHlxUB_0KlEr_fqu4F5AzfirrfnVUc31L8UbP15Xl10wI/s1600/Rosas.jpg

43 - SAÚDE


Gente! Saúde é tudo de bom! Desde sexta-feira, estou aqui nesta cama: que coisa horrível! O corpo doi, parece que levei uma surra... Nossa! Terrível! Freenal, Naldecon, umidificador de ar... coisas que minha filha providenciou na sexta; hoje, domingo, meu filho mais velho ligou cedinho, falou de outros medicamentos, mas já estou medicada, estou melhor, resolvi lançar mão do computador, tentando escrever alguma coisa, mas acho que não sai nada: os olhos pesados, tosse, respiração difícil ainda, um quadro de desânimo... Ainda bem que ele, numa das vezes que esteve aqui, providenciou este notebook, o que me permite fazer o que quero, desta cama mesmo.

Só deixo aqui registrado tudo isto - e como uma mensagem positiva - para que a gente sempre se lembre do valor da saúde e faça tudo o que for necessário para mantê-la em bom estado, descartando, com firmeza, o que sabemos prejudicial à mesma. E ainda tem gente que se permite viciar com o tabaco, bebidas alcoólicas e outras drogas ainda mais violentas...

Vamos cuidar da nossa saúde, gente, com hábitos saudáveis, uma boa alimentação, caminhadas, exercícios físicos... Ter saúde é bom demais, não é mesmo?!!! Quem quer ficar doente?...