terça-feira, 30 de julho de 2013

41 - LEMBRANÇAS...


41 - LEMBRANÇAS...

Hoje, na igreja, me lembrei muito de uma tia que já está num plano superior: a Tia Marcelina. Cantamos, no ofertório, uma música que é a cara dela. Eu, menina, ficava encantada ao vê-la cantar sozinha, bem alto, lá no centro da igreja, numa época (ou num local)  em que não se tinha a música tão presente como se tem hoje. Atualmente, seja numa suntuosa  catedral, ou numa capelinha, há sempre um Coral, um Ministério de Música, que abrilhanta as celebrações em vários momentos. Mas naquela época, e naquela igreja, ninguém cantava: só ela! E que voz melodiosa, uma delícia ouvi-la! E eu ficava maravilhada: "É a minha tia, a irmã do meu pai! "
*******
Lá se vão muitos anos... Sempre ouço músicas que ela cantava e uma saudade doce invade o meu ser: ela era a boa samaritana da família! Ajudava a todos. Passava seus momentos vagos costurando retalhos (que pedia aos alfaiates) , fazendo colchas para doar aos pobres. E doava aos sobrinhos também. Em todas as casas de parentes, tinha certamente pelo menos uma de suas colchas de retalhos... Acolhia a todos que se recorriam a ela! Saudades!...
*******
Brava, muito brava: dizia o que devia ser dito ali, na hora, "na lata", como diziam. Muito verdadeira! Gostava de contar histórias, mas histórias reais; de sua vida, dos irmãos, da dificuldade de sua mãe para criar onze filhos, na máquina, costurando, já que o esposo ficara meio louco e saira pelo mundo, matando formigas... Tinha um prazer imenso de falar das dificuldades da vida, vencidas com fé, com muita fé, com Deus sempre presente. Tia Cecé! Era assim que a chamávamos. Os parentes todos que ainda estão vivos, sabem de quem estou falando. E outras pessoas também! Na pequenina cidade  de Teixeiras, quem não conhecia a Dona Cecé?! Gente boa demais!
*******
Com carinho, ofereço a ela, esta canção que ouvi hoje, no Santuário da Adoração. Por favor, cante comigo: sei que ela o está fazendo lá no céu! Vamos lá:

SENHOR, VOS OFERTAMOS


Senhor, vos  ofertamos,

Em súplice oração,

O cálice com vinho

E na patena o pão


O pão  vai converter-se

Na carne de Jesus,

E o vinho será sangue

Que derramou na cruz


Senhor, vos damos tudo:

Nosso pesar  e gozo,

Nossa alegria e dores,

Trabalhos e repouso.



A voz do sacerdote
Que é a nossa voz.
Vos dá a hóstia viva
Que somos todos nós!


domingo, 28 de julho de 2013

40 - MEU MELHOR AMIGO



40 - MEU MELHOR AMIGO

Entre tantas outras considerações aos jovens, o Papa Francisco  fala do valor do Sacramento do Matrimônio. Que não está fora de moda, a castidade, o sexo após o casamento, a fidelidade.

O Papa certamente já está em Roma. E  nós estamos aqui, ainda  envolvidos pela magia de seus gestos, de suas sábias palavras...

E hoje completamos, meu esposo e eu, quarenta e um anos de feliz união matrimonial. Se tivemos problemas em nossa caminhada?!... Muitos! E os mais variados possíveis!... Mas a fé, a determinação, o amor nos mantiveram firmes em nosso propósito. Não nos casamos para ver se ia dar certo, não nos casamos pensando em nos separar, se fosse necessário. Não! Unimos nossas vidas com o propósito de formar uma família, de recebermos nossos filhos e educá-los para o bem; de fazer deles bons cidadãos, como acreditamos que deve ser...
 
Sabemos que para bem vivermos, devemos seguir fielmente o Mandamento Maior: "Amar a Deus sobre todas as coisas - e ao próximo como a nós mesmos." Ter o Senhor como nosso melhor amigo!

Sempre gostei desta música. Caminho cantando-a; repito várias vezes suas estrofes e o refrão. Como eu gostaria de torná-la conhecida! Cantá-la enquanto caminho me traz tanta paz...



SOU FELIZ SENHOR

Sou feliz, Senhor,
Porque tu vais comigo:
Vamos lado a lado,
És meu melhor amigo.

Quero ter em meus olhos

A luz do teu olhar,
Quero na minha mão
Tua mão a me guiar.

Como brilha no céu
O sol de cada dia,
Quero brilhem meus lábios
Com sorrisos de alegria.

Como vento veloz
O tempo da vida passa.
Quero ter sempre em mim
O favor da tua graça.


(Se você não sabe a melodia, procure-a. Vale a pena!)

39 - TUDO PASSA...


39 - TUDO PASSA...

Pois é!... Tudo passa... Termina agora a Jornada Mundial da Juventude no Brasil. E o Santo Papa encoraja os jovens. É preciso não ter medo de nadar contra a correnteza, diz ele. Ter a coragem de SER FELIZ! 

Diz que vale a pena dizer SIM a DEUS. Os jovens que ainda não sabem o caminho a seguir, devem rezar e pedir a Deus uma luz e assim que descobrir os sinais, dizer SIM, com coragem e alegria. 

Sim, ser cristãos alegres. Levar Jesus às pessoas, com alegria, com muita alegria, lembrando-se de que vale a pena, gastar-se por grandes ideais.

Diz que podemos contar com suas orações e - humildemente - pede que rezemos por ele. Afirma: "O Papa PRECISA de suas orações!"

 E fala de seu grande amor por NOSSA SENHORA APARECIDA. Que beleza de testemunho cristão católico nos deixou ele! Que simplicidade, que transparência, que exemplo de amor maior, mais humano e mais divino!... Deixou muitas lições de vida - e muitas saudades!!!

DEUS O ABENÇOE, PAPA FRANCISCO, 
DEUS O ABENÇOE!!! 

segunda-feira, 22 de julho de 2013

38 - CARISMA


38 - CARISMA

É pura emoção! Tanta gente querendo vê-lo, tocar nele, assim como as multidões faziam com Jesus, segundo os relatos bíblicos. Aqui desta sala, acompanho sua trajetória, chorando e rezando, suplicando a  DEUS que abençoe e proteja a todos que lá estão.

E lá vai ele! Sorriso constante no rosto, nosso querido Papa esbanja simpatia! Por onde passa, deixa pessoas igualmente sorrindo, felizes. Uma simplicidade incomparável, um carisma inigualável, uma mística perfeita! Quanta emoção, nesta sua visita ao Brasil! 

Deus permita que sua passagem por esta Terra de Santa Cruz traga muitos frutos, conversões autênticas, uma maior participação de todos os fiéis, na vida de comunidade.

E, principalmente, sua opção pelos pobres, pelos mais simples, os peregrinos e marginalizados deste mundo, possa nos contagiar, levando-nos a não somente admirá-lo e elogiá-lo, mas sobretudo, imitá-lo nessas virtudes para que o mundo seja melhor.

É isso! O mundo pode ser melhor! A Paz pode reinar! A vida pode vibrar esplendorosa! Basta que cada um de nós procure ser melhor a cada dia, fazendo ao próximo o que gostaríamos de receber dele. 

Obrigada, Senhor, por esta Jornada Mundial da Juventude aqui no nosso Brasil, com a presença bondosa do 266º Papa, o simpático Francisco! Obrigada, Senhor!


(Que possa crescer, florescer, frutificar, tudo o que foi plantado durante a JMJ/2013!)

quinta-feira, 11 de julho de 2013

37 - O AMANHECER


37 - O AMANHECER

A cada manhã, um novo dia! Uma nova oportunidade que nos é oferecida para fazer melhor. Pensamos nisto, ao acordar?... Pensamos na página em branco que temos pela frente, durante algumas horas, até sermos vencidos pelo cansaço e nos refugiarmos novamente nos braços de Morfeu?... Será que temos consciência do nosso valor, do valor de nossas ações, para que o mundo seja melhor?! 

Sim, o valor de nossas boas ações! Boas!!! É preciso fazer o bem! É preciso pensar no cumprimento do dever e, creio eu,  no algo a mais que, com certeza, podemos fazer. Nós que, graças a Deus, somos dotados do uso da razão, somos capazes do discernimento, não podemos nos permitir fazer apenas cem por cento. Não! Precisamos ir além da totalidade da porcentagem. Se sempre considerei  que "não há alegria maior que a alegria (consciência) do dever cumprido!" - hoje reflito: não basta apenas o cumprimento do dever: é necessário fazê-lo com alegria, com muito amor! Repito o termo  alegria, pois a alegria de alma nos aproxima de Deus; a alegria do Bem, do Amor, da Felicidade, da Paz! Sim, a alegria de viver em PAZ! 

Se você não está vivendo essa paz que vem de Deus, procure se reconciliar com Ele. Deixe vir à tona o que o distancia dEle, para que a paz infantil, a alegria de criança, os sentimentos bem pueris voltem a reinar em seu coração. Pense nisto! 

O meu ardente desejo é que todas as pessoas possam viver em PAZ, viver com a docilidade de Deus em seu coração. Que a sua alma esteja leve, tranquila, feliz, lembrando-se sempre de que, fazendo o bem ao próximo, o maior beneficiado é o próprio eu. DEUS O ABENÇOE!

domingo, 7 de julho de 2013

36 - MOTIVOS DE ALEGRIA!

  

36 - MOTIVOS DE ALEGRIA!

Uma aluna veio me abraçar e perguntou: "Por que a senhora está chorando?" Fiquei engasgada, não soube responder. Faço-o agora: "A alegria quando transborda, derrama-se em forma de lágrimas!"
Fui chamada lá na minha escola para  participar de um projeto de contação de histórias. Jamais poderia imaginar que seria um momento de festas, mesmo porque a diretora havia me dito que os alunos voltariam para a sala de aula, tão logo terminasse a história e que as professoras dariam continuidade ao trabalho. 

Puxa vida! Fiquei surpresa: quantas homenagens ! Nossos pequeninos são tão alegres, as professoras, muito criativas... foi lindo! Impossível conter as lágrimas: coreografias muito adequadas, bem ensaiadas, palavras lindas de gratidão, de afeto, músicas extremamente significativas, terminando com a exibição de imagens de trabalhos anteriores, dos quais eu havia participado! Meu Deus, quanta beleza! Obrigada, Senhor! Os merecimentos são, a princípio de Deus e depois, de toda a equipe de trabalho que é muito boa. Que Deus  nos abençoe a todos. Amém! 

Vendo aquelas crianças, sorrindo animadas, cantando, coreografando... dá uma vontade de estar com elas no cotidiano da escola, um desejo de não se aposentar nunca, ficar ali, fazendo o máximo por elas... são tão boas, tão alegres e, muitas vezes, necessitadas de um aconselhamento maior... (suspiro fundo!), passa uma vontade de não deixar nunca a escola, um ambiente de trabalho tão gostoso, aconchegante e acolhedor!    
   
Mas quando penso nos netos e filhos que parecem agora, precisar de mim em casa, mais do que nunca (o sexto neto já vem por aí!)  sinto que preciso me conformar com a situação de aposentada - e já o era, no primeiro cargo desde mil novecentos e noventa e dois! - sim, me conformo  com os desígnios de Deus.
             
E como creio firmemente no valor da oração, daqui fico  rezando para que eles (os meus alunos!) tenham muito aprendizado bom e sejam eternamente felizes. Obrigada, Senhor, por este pensamento confortador.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

35 - EFICÁCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO



35 - EFICÁCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Acordo, cedo ainda, não são cinco horas da manhã! Não importa: pulo da cama! É um tempinho a mais que me é oferecido para ouvir, ver ou escrever coisas boas...

Opto por ver algo bom na televisão: Canção Nova. Palestras maravilhosas nesse horário. Não importa quando cada uma foi proferida, nem quem o fez; são todas elas, sempre um bálsamo para a alma! Verdades fundamentadas na Bíblia, experimentadas por pessoas fiéis à Palavra de Jesus. A cada dia, um tema novo, um palestrante diferente, muitas coisas a aprender...

Se acontecer de você acordar antes, bem antes do necessário, não se irrite e nem fique virando na cama pra lá e pra cá: ligue a televisão, ouça e procure viver verdades contidas na Palavra de Deus, analisadas por pessoas que sabem o que dizem e - mais importante - que procuram viver o que pregam. Pode confiar! 

E se duvidar que estejam vivendo o que falam, não fique triste: você pode viver dessa forma, pois o que pregam não foi inventado por eles, mas inspirado pelo Espírito Santo de Deus: está no Livro Sagrado. Experimente! 

Logo em seguida, às seis horas, outro momento rico de oração: o Ângelus; reza-se o Santo Terço em vários canais de televisão e muitas emissoras de rádio. E não importa se se trata de uma gravação: no momento da oração, todos compenetrados, rezando com fé. E nós, do outro lado da tela, oramos agora com o mesmo fervor. É o Reino de Deus proclamado por sobre os telhados! Uma maravilha! Uma grande bênção! Deixe-se envolver por esta graça! Isto se chama FELICIDADE!!! Obrigada, meu Deus!
**********************

(Sobre o título: "Bastante coerente e proposital: se eu tivesse colocado 'EFICÁCIA DA ORAÇÃO',  é certo que muitos não iriam ler. Pois eu afirmo que a eficácia é da oração mesmo, pois, ouvimos a todo momento muitas coisas; ficamos sabendo - e pronto! Mas a oração é diferente: a gente reza junto, a gente pede, agradece e é formada uma rede imensa de intercessão uns pelos outros - uma maravilha! Um valor inestimável! Muito melhor que rezar sozinho, não acha? Pense nisto!")