segunda-feira, 27 de maio de 2013

31 - A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA



31 - A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA

Nos meus guardados, encontrei hoje, este texto, escrito para exame de leitura dos alunos do terceiro ano. Foi perguntado a cada um, que título daria a ele e  muitos disseram o que está sendo utilizado nesta crônica. A diretora gostou do texto e utilizou-o também no quarto ano. Transcrevo-o aqui na íntegra:

      "Escola é local de aprender muitas coisas boas. É também, claro, lugar de fazer amigos. Você chega timidamente, caladinho, e, de repente, consegue uma porção de amigos!
        Como é bom ter uma escola para onde se dirigir todos os dias, encontrar pessoas que nos querem bem! Para o bom aluno, não existe escola ruim. O bom aluno respeita as pessoas e é respeitado por elas. Aquele que cumpre com seus compromissos é sempre bem-vindo a qualquer lugar.
          Você se considera um bom aluno? Você faz tudo o que os professores determinam? Então você é feliz e faz felizes todas as pessoas que convivem com você. Walter, Kátia, Kelly, Yara, Kiara, Marcelo, Narciso, Zilda, Zenilda, todos, todos, não importa o nome, a origem ou classe social, todos são muito bem-vindos à nossa escola.
        E sabe quem  escreveu  este texto? Não?!  Nem imagina?... Pois, é uma pessoa que gosta muito de você e quer o melhor para você. Escrito especialmente para este teste hoje. E se você conseguiu ler bem até o final, parabéns! Você já sabe ler! Agora, é só exercitar bastante para ficar, a cada dia, mais letrado.
      E sabe do que mais? Aqui foram empregadas todas as letras do alfabeto, percebeu?"
-------------------------------------------------------------------------------------

Como vê, é um texto simples, mas os alunos gostaram de ler e responderam com carinho a todas as perguntas. A mensagem falou fundo no coração de cada um. É preciso cativar os alunos, levá-los a amar a escola, os professores, os colegas... É preciso despertar neles o desejo de aprender, pois, como afirma Rubem Alves,  tudo na vida passa pelo desejo,  concorda'?

Nenhum comentário:

Postar um comentário