quarta-feira, 13 de junho de 2018

316 - CELEBRAR!!!

316  -  CELEBRAR!!!

Emoções! A Vida é feita de Emoções! A grande meta é ser quente, frio não! E muito menos, morno. Morno, dá vontade de vomitar. Ser morno, é ser nada, ou é ser mais ou menos - nem menos, nem mais: mais ou menos. É não ter, não ser, não viver emoções, não celebrar!

É preciso celebrar! Ser quente! Ser fogo que abrasa! Possuir, pedir a cada dia, o fogo do Espírito Santo de Deus! Porque Ele - Deus - está conosco a cada dia, nos amando, nos chamando, nos orientando, nos animando: é preciso ouvir a voz de Deus! Escute: Ele fala com você! Ei! É com você que Ele está falando! E comigo também. E com o Outro também. Aqui e acolá! Lá longe - do outro lado do mundo! Porque Ele é Deus: é onipresente, onisciente, onipotente! Ele tudo pode! Você não sabia?...

A nossa vida é feita de emoções. Dê uma olhada no filme da sua vida: vá lá longe, lá atrás, mais atrás, vem vindo... vem vindo... caminhe... assim! Quantos livramentos, quantas bênçãos, quantas emoções! Quantas coisas aconteceram com você. Quantas coisas poderiam ter acontecido! Você poderia já ter morrido, sabia? Lembra daquilo?... Lembra daquele dia?... Lembra? Foi Deus quem livrou você daquilo que poderia ter acontecido. Foi Ele quem o livrou, Filho de Deus! Alguma dúvida? Eu não tenho!

E os livramentos foram tantos... As emoções foram enormes. Tudo isto serve para que você pense em Quem o livrou! E serviu para o seu crescimento. Sim, você cresceu! Por que duvidar? Você até se sentiu grato naquele dia. E até agradeceu - inconscientemente! E a sua alma até elaborou, silenciosa, uma bela oração!  Mas o tempo passou. E você, parece que se se esqueceu de que foi Ele quem o livrou, foi Ele quem o carregou no colo e o tirou daquela situação, livrando-o do mal.

Ajoelhe-se! Dobre os joelhos! Dê graças a Deus! Ele o livrou - e você ainda está aqui! Parabéns! Você é um vencedor! Celebre!!!

terça-feira, 12 de junho de 2018

315 - DIA DOS NAMORADOS!

315  -  DIA DOS NAMORADOS!



É preciso comemorar. Vale a pena! Um relacionamento que se inicia timidamente, vai se evoluindo, crescendo devagar,  vivido dia a dia, palmo a palmo construindo uma história que não se sabe onde vai chegar...

Namoro! Tempo bom. Coisa boa de se ver! O nosso começou em mil, novecentos e sessenta e oito - algum tempo se passou, muita água debaixo da ponte até hoje. Um namoro bem conturbado, muito contestado, incerto o caminho, trilhas tortuosas, dificuldades mil.... Quem não as tem? Se cada um for escrever a sua história...

Bom é olhar pra trás e reviver cada encontro e cada desencontro; dúvidas, incertezas... será que vai dar certo? É isto mesmo que queremos? Como será? Que vamos fazer?

Interrogações... Muitas interrogações! Mas chega um tempo que a gente vê com clareza e tem certeza de que é isto mesmo o que se quer. Daí pra frente, é só preparativos para o grande dia! Muita certeza, muita alegria, muita confiança, muito amor! E é só o que se passa!

 Como será ao longo de toda a vida, ninguém sabe! Sabe-se que, naquele momento, a gente quer aquilo; e é só! Daí pra frente, só Deus sabe! E a gente se entrega. E a gente se abandona e se deixa levar, acreditando que é assim mesmo, que é o que acontece com todo mundo... e que tem que ser assim!

E a que era princesa, agora, rainha - rainha do lar: casa, marido , filhos, trabalho... e os dias se vão, a vida vai passando... a cada etapa uma novidade, um viver diferente, novas sensações, novos afazeres... e o tempo se encarrega de maturar o que era verde, o que era novo, o que desconhecido era, encoberto estava, e se descortina diante de cada ser, aquilo que nem foi pensado, nem foi talvez almejado, nem cogitado...

E os dias se vão. É comemorar! Porque a vida é maravilhosa! Viver é bom. Surpresas, mistérios, novidades,  em cada manhã se entregar, em cada tarde, agradecer. Agradecer porque mais um dia se foi. E estamos vivos, e estamos bem, e estamos felizes. A vida é bela. Vamos comemorar!!! Feliz Dia dos Namorados para você que namora a vida, namora a paz, o outro, o Amor!

(12 de junho de 2018)


terça-feira, 5 de junho de 2018

314 - DELÍCIAS!!!

314  -  DELÍCIAS!!!

As cinco badaladas do relógio da sala me chamam de volta à realidade, após uma viagem fantástica à Terra Santa, com Danusa Rego e outros tantos personagens que viajam conosco. 

Iniciamos nossa peregrinação no local da Anunciação. Que delícia poder observar tantos locais bíblicos belíssimos, iniciando pelo clarão celeste do início do Plano de Salvação. Depois, o local da visitação, onde Isabel reconheceu em Maria, a Mãe do Salvador; e Maria canta, suave,  o Magnificat.

Eficientes meios de comunicação que podem me  permitir, logo nas primeiras horas do dia quatro de junho de 2018, caminhar assim por belos lugares, com um significado tão divino! Conhecer histórias assim, tão simples, tão nossas, tantas vezes proclamadas nas leituras em nossas liturgias diárias, tudo isto me traz uma alegria tão grande, fazendo-me sentir até, talvez, não merecedora de tanta dádiva.  Alguém explica: "Aqui era uma escola, a entrada lá em cima;  foram fazer um poço, uma cisterna, e encontraram aqui esta gruta na rocha, uma casa ao lado da casa da Sagrada Família de Nazaré. E continua:  pensar que aqui moravam vizinhos deles, crianças que deviam correr por todo lado, brincando com o Menino Jesus, ouvindo Maria e São José... neste espaço onde Jesus viveu, com sua família, com as outras famílias, crescendo em idade, sabedoria e graça  diante de Deus e dos Homens - é lindo demais!"

 Ouvir um texto tão conhecido do Profeta Isaías, lido agora pela Danusa, numa sinagoga do tempo de Jesus, encontrada nas escavações que foram acontecendo ao longo de séculos, descobrindo tantas coisas lindas, é fantástico! Saímos dali e fomos para o Monte do Precipício porque ao ouvirem aquelas declarações de Jesus, eles O levaram para lá com a intenção de O atirarem lá das alturas... Incrível, ver isto!  Descer do Monte, assim como o fez Jesus, passando tranquilamente no meio deles, "porque ainda não tinha chegado a sua hora". Descemos, fomos ao local do seu primeiro milagre, ali onde os casais confirmam as delícias da sua união, renovando as promessas do sacramento do matrimônio. E aí alguém que lá reside, fala do noivado em seu verdadeiro sentido, a preparação para o casamento, um trabalho preventivo. Depois de passar por vários lugares, experimentar o jeito de ser e de viver daquelas pessoas que lá residem, experimentar sua comida, terminar degustando um bom vinho oferecido naquele local onde as talhas foram cheias de água e transbordaram de vinho bom, o melhor que aquele homem provou.

E pedir a Deus esse vinho bom para os casais de nosso tempo, de nossas terras, dessas paragens tão distantes daquelas, no tempo e no espaço.... num momento em que me encontro aqui sozinha nesta sala, em oração com a Canção Nova, nessas programações tão instrutivas, à minha disposição todas as madrugadas! É fantástico!

Há muito, levanto às cinco para ouvir as palestras nesse canal, no qual ouço agora uma do Eugênio Jorge "Abra o coração e deixe fluir a graça de Deus", datada de 20/06/2013. - sempre nova, atualizada, neste momento, falando do valor do sal, ao dar sabor aos alimentos e utilizado para a conservação dos mesmos, lembrando Jesus: "Vós sois o sal da terra!" E agora ele diz: Nunca poderíamos saborear um bacalhau da Noruega não fosse ele salgado.

Dirão vocês: Como ouvir uma palestra e escrever ao mesmo tempo? E respondo que sempre foi assim. Sempre faço duas ou mais coisas ao mesmo tempo; não consigo ficar parada, vendo televisão: sempre faço  outras coisas. Tendo me levantado hoje mais cedo que o habitual e vendo no Canção Nova Notícias, esta bela reportagem, resolvi compartilhar com vocês nesta pequena crônica.

E aproveito pra deixar aqui registrado neste texto, que estou feliz com meu primeiro livro "RETALHOS D'ALMA", registrado, editado, e ontem vi que recebeu o selo de melhor escolha. Procedimentos simples, mas que nos fazem felizes, por vermos valorizados nossos esforços de deixar um pouco de nós para aqueles que nos dão tanto...

Bem, quase seis horas; agora, o Eugênio está concluindo seus pensamentos, e eu preciso me aprontar para a Missa, no Santuário; hoje, segunda, após a celebração eucarística, rezamos o Rosário; já somos bem mais de vinte pessoas, já temos nossa blusa com o ostensório e a imagem de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, e, como está escrito atrás na nossa blusa, "Venha rezar conosco toda segunda-feira, após a Missa da manhã".

Esperamos por cada um de vocês! Um bom dia a todos!!!