sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

207 - VIDA BOA!...

207  -  VIDA BOA!...

Semana intensa, muito intensa: resolvi, no primeiro dia, que visitaria meus irmãos - deu-me uma vontade imensa de estar um pouco com eles! - e, sem dizer coisa alguma a quem quer que seja, após a missa, fui à rodoviária e comprei as passagens. Que bom que temos ônibus que nos oferecem a oportunidade de estarmos ao lado dos nossos, de vez em quando. Já agradeci muito a Deus, quando meus pais estavam doentes,  e, de uma hora pra outra, eu precisava vê-los. 

Mas um ônibus apenas, não me levaria tão longe assim: com uma de  minhas sobrinhas, em poucas horas, cruzei os mares, visitei Portugal, França, Holanda e a grande Itália, com sua histórica Roma - e o meu sonho, o Vaticano!

Em poucas horas, desfilaram-se ante nossos olhos, para nossa contemplação, entre outras, imagens lindíssimas da fascinante Paris, a bela Amsterdam, Florença maravilhosa, belezas tantas que nos fascinam... contrariando uma mensagem de whatsaap, que recebi recentemente, sobre ver fotos de viagens encantadoras de outras pessoas... Foi cansativo?... Nem um pouco! Mais de três mil fossem, Maria Emília, e eu as veria com avidez, saboreando as suas explicações, enquanto seus olhos brilhavam, como se as visitasse de novo! Foi ótimo estar com você durante algumas horas, num fantástico tour pela Europa. Muito obrigada!

E foi muito interessante, no terceiro dia, ao iniciar a viagem de volta, alguém do meu lado pergunta: "Que cidade é esta?" Teixeiras, respondi. Pra onde você vai? "Mariana". Bastou esta primeira pergunta, para que entabulássemos um diálogo gostoso, que fez com que o percurso fosse pequeno para eu percorrer com ela, as montanhas geladas do Colorado, as belezas incríveis de Chicago, o famoso "Feijão" do qual nunca havia ouvido falar, e outras tantas maravilhas, pois essa estudante de medicina veterinária da UFV falava de seu intercâmbio nos Estados Unidos com uma empolgação tão grande que me senti um dos cinco, percorrendo aquelas paragens; cheguei a sentir o frio de vinte e cinco graus negativos, ao tocar o solo esbranquiçado e participar da guerra de neve com os outros da equipe. Obrigada, Nayara, você tornou ainda mais agradável a minha rápida viagem. 

Fiquei pensando, quando ela ficou em Mariana: Como pude percorrer em três dias, tantos lugares?! Deus é maravilhoso de me permitir uma vida boa assim, desse jeito, com pessoas maravilhosas, que nos dão atenção e se prestam a nos ensinar tantas coisas!

Pensar agora no chá das cinco, com tanta gente falando ao mesmo tempo, as orações em conjunto, a visita à antiga imagem de Nossa Senhora da infância de meus filhos, na Rua Santa Teresa, a rápida passagem pela Igreja de Santo Antônio, nosso padroeiro, tudo isto me dá uma alegria imensa, sem contar a resposta imediata pelas nossas orações, joelhos no chão, em prol da extinção completa do incêndio, ao lado da escola de nossa irmã, cujas labaredas e rolos de fumaça nos assustaram tremendamente, não foi, Tia Marta? 

Obrigada, Tia Alcina, você fez com que a decisão da viagem, fosse imediata; nem deu tempo pra pensar. Obrigada! Foi muito bom! Agradecimentos à Tia Graça, Tia Luzia, Tia Lúcia, Tia Cida, tias todas, muito consideradas pelos sobrinhos, pela alegria e empolgação com que recebem a todos, gente fina demais!

E como estou resgatando pequenos antigos poemas, aqui vai mais um, sobre uma viagem que fiz, através de uma foto que recebi:

ILHA DE PAQUETÁ



Hoje, a Marta, minha irmã, me ligou cedinho. 
Tinha "umas coisas" para me contar. 
Foi ela que, a passeio um dia, nesse maravilhoso lugar,
me mandou um cartão postal.
Entusiasmada, escrevi:
******************

ILHA DE PAQUETÁ

******************


GANHEI HOJE
UM CARTÃOZINHO
DA ILHA DE PAQUETÁ.
QUE MARAVILHA!

***********************

VEJO CRIANÇAS
BRINCANDO NA AREIA
E TANTAS PESSOAS
DEITADAS AO SOL!

************************

VEJO BARCOS
OCIOSOS,
VEJO PEDRAS
MARAVILHOSAS!

***********************

ALGUM VERDE
E MUITO ANIL.
OH, COMO É LINDO,
ESTE MEU BRASIL!!!

**************************

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

206 - MAIS DOIS POEMINHAS CONCRETOS

206 - MAIS DOIS POEMINHAS CONCRETOS


Dois Poeminhas para sua apreciação

O ÂNGELUS

********************
J Á** S Ã O ** H O R A S
*
D
E
Z
O
I
T
O
*
H
O
R
A
S
*
LOUVEMOS * AO * SENHOR!

**************************

MEU POEMA

***
V
O
C
Ê

*
I S T O   *   É   *  V O C Ê
*
M
E
U
*
P
O
E
M
A
***

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

205 - CHEGANDO O CARNAVAL

205 - CHEGANDO O CARNAVAL

É... A euforia está no ar! É sempre a mesma coisa, todo ano. Uma empolgação, da qual nada posso dizer, porque não entendo muito; e só gosto de falar de assuntos que domino bem. Mas, em geral, posso dizer que é um período de perdição...

O carnaval em Diamantina é famosíssimo; morei lá durante seis anos e não dou notícia do mesmo. A não ser que, ao sair de manhã para a  padaria ou a igreja, lá estavam alguns seres humanos, caídos pelo chão. Humanos?... Sim! Mas não se pareciam assim. Eu ficava pensando na vida de cada um: sua gestação, seu nascimento, infância, adolescência, família, escola, professores, amigos... 

Meu Deus!... Por quê?... Alguns imundos, cheirando a urina... e outras coisas fétidas... Aliás, o aroma que dominava toda a cidade, nesses dias, era um cheiro forte de urina velha no penico! Cruel análise?... Lamentável situação, isto sim! Eu só podia rezar, por eles e seus familiares; saberiam esses pais onde e como estavam seus amados filhos?...

Poderia ser um período só de alegrias, de folguedos, de empolgação... Mas, não! A bebida em excesso... drogas mais fortes... e outras coisas mais... lamentável!

Fui criada longe dessas coisas, muito longe. E procurei criar meus filhos, quando pequenos, longe também. Depois que crescem, são eles responsáveis pelos seus atos.

Em todas as situações ligadas ao carnaval, o que me causou maior indignação foi a atitude do MS, quando tiveram a infeliz ideia, penso eu, de distribuir camisinhas no carnaval; fiquei realmente indignada, muito triste mesmo! Porque acho que nem todos os jovens pensavam chegar a tal... Lamentável! Fiquei revoltada com a falta de respeito, de amor ao próximo, de caridade cristã... Daí pra frente, a situação piorou muito, creio eu! 

Enfim, quem  somos nós, perante "os grandes"... Deixo aqui, para análise, dois pequenos poemas sobre o carnaval:



  CARNAVAL 
###
É preciso cantar,
é preciso se alegrar:
dançar, sorrir, brincar,
fantasiar, talvez,
camuflando a realidade.
É preciso participar.
###
Mas sei que também é preciso
não se deixar levar.
É preciso ser forte
para nunca fraquejar,
já que, passados os dias de folia,
fechadas as cortinas,
surge a crua realidade
a nos mostrar a sua face.
É preciso não errar
pra não se arrepender depois...
###


DEPOIS DO CARNAVAL
###
Silêncio!
Cinzas...
A folia terminou.
###
 Agora uma reflexão:
O que você fez?
Quanto você gastou?
Você se desgastou?
E agora?...

###

domingo, 17 de janeiro de 2016

204 - HERPES ZOSTER

204 - HERPES ZOSTER

Pois é: a vida é cheia de surpresas... Há alguns dias estou sofrendo com a tal Herpes Zoster, que está me tirando o sono. Começou com uma dor na perna direita que me preocupou bastante, por dois dias. Depois apareceram manchas,  bolhas,  e aí, procuro um dermatologista, mas o que eu queria, pasme, só para fevereiro! Outros,  de férias; achei um pra terça-feira, mas amanhã vou dispensar porque agora já está quase sarando; e também, já sei tudo sobre isto, bendita internet. Se você quiser saber também, entre outros, veja a entrevista do Dr. Esper Kallás ao Dr. Drauzio Varella. 

Agora já estou é rezando, agradecendo, porque as fotos que vi lá... Casos graves, onde ao invés de sair na coxa, por exemplo, como foi o meu caso, pode sair no rosto e levar até à cegueira ou surdez; é terrível!

Mas sabe de que estou falando? Adivinhe! Ninguém escondeu isto em todos os sites que vi: estou falando de Cobreiro, imagine! É como eu digo "vivendo e aprendendo!" Sempre ouvi falar de cobreiro e diziam que era algum bicho, como lagartixa, por exemplo, que tenha passado pelo corpo da pessoa, ou em sua roupa. Agora aprendo que é causado por um vírus que se alojou em um nervo, após a pessoa ter tido catapora. E lá um dia, resolve se manifestar. E pode atingir toda a região por onde o tal nervo passa. Deixaram claro que dói demais. E dói mesmo! Nas noites de quarta e quinta desta semana, nossa! Tive vontade de chorar!   Mas então, já sabia o que era, sabia que doía mesmo, era aguentar a dor...

Ainda dói, está cheio de bolhas, mas está passando. É mais uma etapa vencida. É assim, a vida, vivendo, transpondo obstáculos. E a gente vai colecionando pequenas vitórias. Muitas vezes, são enormes! Na vida, sempre digo isto, a gente tem muito mais momentos para comemorar, festejar, sorrir, que para chorar! Muito mais! Vou até deixar aqui pra você um soneto que escrevi um dia, não me lembro se foi por ocasião de vestibulares, concursos ou formaturas... Era um tempo bom de vitória. 


************





Houve um tempo em que me surpreendi escrevendo sonetos.
Volta e meia, lá estava eu, lápis e papel na mão, sonetando...
Este é um deles:


 VITÓRIA!

ERGUE O TROFÉU MORAL DA TUA GLÓRIA!
ERGUE-O! E ELEVA-O BEM ALTO, TRIUNFANTE!
MERECESTE! CONHECESTE A VITÓRIA.
COMEMORA O TEU SUCESSO EMPOLGANTE
!

E GRITA ENTUSIASTA AOS QUATRO VENTOS!
E FALA! E RI! E CANTA! ALICERÇASTE
A VIDA: TALVEZ INSÔNIAS... E LAMENTOS...
E RENÚNCIAS... TANTA LUTA ENFRENTASTE
!

HOJE CONHECES OS LAURÉIS DA GLÓRIA!
HOJE, COM ÁUREOS CUMES, A VITÓRIA,
TE CHEGA ASSIM, BRILHANTE, ALTANEIRA
!

E RECEBENDO-A, SATISFEITO, AO VÊ-LA,
OH! NÃO TE ESQUEÇAS DE QUE ÉS UMA ESTRELA,
E DEVES ASSIM BRILHAR A VIDA INTEIRA!


*******************

(É assim mesmo: para se alcançar a vitória, quanta luta, concorda?... Mas, quando se consegue... é bom demais! Todos nós temos esta experiência!)

sábado, 16 de janeiro de 2016

203 - SENTIR O POEMA...


203 - A NATUREZA

RETALHOS D'ALMA... PEQUENAS MENSAGENS DE AMOR... PINGOS POÉTICOS ...
São pequenas coletâneas de alguns poemas que consegui reunir ao longo dos anos... Poemas que não se perderam na poeira da estrada... nem se dissolveram no calor da jornada... Também não se juntaram aos vapores da vida, formando nuvens de saudades!

PINGOS POÉTICOS REÚNEM PEQUENOS POEMAS, QUASE SEMPRE CONCRETOS E QUE MEXEM COM FENÔMENOS DA NATUREZA, OU COISA SEMELHANTE, COMO O QUE VEM A SEGUIR:


FOLHA VELHA

*****
A folha estava tensa,
tesa,
amarelecida,
cansada,
velha.

***
Veio o vento,
acariciou-a,
tocou-a apenas,
e a folha
D
E
S
P
E
N
C
O
U
E aqui jaz uma folha morta!

*******

SENTIU O POEMA?! AQUI VAI OUTRO


B A I L A D O


O VENTO BAILA
BAILA O VENTO
AS FOLHINHAS SE BALANÇAM
P
       R
              A
                     L
                            Á

                                  P
                         R
                 A
        C
Á

UMA PLUMA SE LEVANTA
E VAI

P
      
R
             A 

                     
L
                            Á

                                   
P
                                          R
                                                 
A
                                                        

                                                                  
Á...
        SUMIU! DESAPARECEU NO AR!!!

202 - O AMOR

202 – O AMOR

Ah! O amor!!! - O amor é lindo, não é mesmo?
Há muito, já deixei registrado o meu pensar sobre isto:

*********************************

EU TE AMO!

***

TRÊS PALAVRINHAS APENAS,
CURTINHAS, RÁPIDAS, MAS TÃO SINGELAS!
TÊM O PODER DO FOGO,
E A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA;
TÊM O PERFUME DA ROSA,
E A ALVURA ANGELICAL DO LÍRIO;
TÊM O MURMÚRIO DE ÁGUAS CALMAS,
E A MAGIA DE UMA NOITE DE LUAR;
TÊM A LEVEZA DE UMA ALMA PURA,
E A MEIGUICE DE UM CORAÇÃO SINCERO;
TÊM A DOÇURA DO MEL,
E O BRILHO DE OLHARES APAIXONADOS...

***

EU TE AMO!
COMO É GOSTOSO DE SE OUVIR,
NUM SILÊNCIO EMOCIONADO!
BASTA UM "EU TE AMO!"
E NÃO SE PRECISA DIZER MAIS NADA!
É O BÁLSAMO PARA QUALQUER FERIDA;
É TODA UMA MENSAGEM DE AMOR,
COM PROMESSAS DE FELICIDADE!

***

E, CONHECENDO ESTA MAGIA,
MAIS UMA VEZ, FELIZ, REPITO:
_ EU TE AMO, QUERIDO,
EU TE AMO!!!

*********************************

201 - RESGATANDO FIAPOS DE RETALHOS D'ALMA

201 - RESGATANDO FIAPOS DE RETALHOS D'ALMA

Encerrei BOTÕES DE ROSAS, volume três e disse no epílogo - "saio de cena", mas encontrando-me com um dos leitores assíduos do citado blog, ele me disse para continuar escrevendo; como outras pessoas disseram o mesmo - que gostam muito de ler o que escrevo - decidi continuar e, no ensejo, resgatar coisas boas que disse no blog anterior, RETALHOS D'ALMA,  coisas boas que ficaram para trás. 

Começo colocando aqui o primeiro poema que lá postei, que vem bem a calhar com as crônicas do novo blog, já que, quando a gente se dispõe a falar de si mesma e de coisas do cotidiano, corre-se um risco enorme de se expor demais; não ligo pra isto, não me importo de "virar-me pelo avesso" porque sempre preferi  estar às claras, fugindo das trevas. Assim sendo, aqui vai o início de retalhosdaalma.blogspot.com. 

Claro que não vou falar de tudo que lá está: ficaria muito cansativo. Mas pretendo resgatar o que tiver de melhor. Esta foi colocada no início do livro, quando pensei encadernar, pois, relendo tudo, pude perceber que a minha vida e a de minha família ali se encontravam estampadas. 


Num mundo tão conturbado,
onde a violência e o desamor
revoltam e levam à falta de fé, ao vazio;
e a falta de fé gera o nada;
onde, muitas vezes, se não se entrega ao ódio,
ou ao desejo de vingança,
entrega-se à indiferença,
ou à covardia:
neste mundo tão materialista e tão cético,
É PRECISO CANTAR O AMOR!
E é cantando o amor que aqui venho,
esperando que estas pequenas mensagens
possam fazê-lo refletir,
levando-o à valorização do sobrenatural,
priorizando o sentimento à razão,
o espiritual ao material,
a paz à guerra.
Ficarei muito feliz, meu caro leitor,
se minhas palavras,
meus "Pingos Poéticos"
meus pequenos "Retalhos",
conseguirem fazer bem à sua alma.
Com carinho,
Celina
------------------------------------------------------------------------------
DEDICO ESTAS PEQUENAS MENSAGENS
AO MEU QUERIDO ESPOSO
E AOS NOSSOS FILHOS:
WALCELY,
WALCELINA,
WALDÍVIO JÚNIOR
E WÁLMISSON -
E A TODOS OS PARENTES E AMIGOS
QUE CAMINHAM CONOSCO,
NA MESMA JORNADA,
COLORINDO OS NOSSOS DIAS!
COM UM AFETUOSO ABRAÇO,
CELINA

Mas, afinal, o que é fazer poesia?!
Externar os sentimentos,
dizer aquilo de que a alma está plena... 
E transborda?!
Mexer com a sensibilidade de quem lê?...
O que é, afinal, poetar?!...
Um de meus primeiros poemas fala disto:


*****
P O E T A N D O . . .

POETAR
É TER A CORAGEM
DE VIRAR-SE PELO AVESSO
E SE EXPOR, SEM VACILAR.
***
POETAR
É DESPIR-SE DA HIPOCRISIA
E NÃO TER VERGONHA
DE SE MOSTRAR.
***
POETAR, MINHA AMIGA,
É BATER ASAS AO VENTO,
É SOLTAR AS RÉDEAS,
E DEIXAR FALAR O CORAÇÃO.
***
POETAR, MEU AMOR,
É MOLDAR UM MUNDO NOVO
DE PALAVRAS QUE VIVENCIAM
LINDA CANÇÃO!
***
E ASSIM, CANTANDO,
VOU POETANDO,
E MOLDANDO,
UM MUNDO MUITO MEU.
UM MUNDO QUE VEJO,
QUANDO FECHO OS OLHOS,
E ENXERGO LÁ LONGE...
O INFINITO TALVEZ!
E AÍ MINH'ALMA DIVAGA,
ESVOAÇANDO,
DE LEVE,
NO AR.
E PROSSIGO
P O E T A N D O . . .

**********